Aspirina: muito além de remédio, ela pode resolver pequenos problemas domésticos

Secar espinhas, recuperar a cor dos cabelos e acabar com calos é só algumas das muitas utilidades da aspirina
 

Quando estamos com gripe ou dor de cabeça é muito comum ouvirmos de alguém “Toma uma aspirina que passa”. Mas além de curar gripes, resfriados e dores de cabeça repentinas, a aspirina tem muitas outras utilidades. Confira:

Aspirina é bom para: tirar manchas de suor
Antes de perder as esperanças de um dia tirar as manchas de suor da camisa branca que você adora, experimente triturar dois comprimidos de aspirina e dissolver o pó em 1/2 xícara de água morna. Deixe a parte manchada da roupa embebida na solução por um período de 2 a 3 horas. Você irá tirar as manchas de suor sem estragar o tecido.

Aspirina é bom para: recuperar a cor do cabelo
Nadar em piscina com cloro pode surtir um efeito perceptível - e desagradável - na cor do seu cabelo se ele for claro. Mas você pode recuperar a cor original do seu cabelo dissolvendo de 6 a 8 comprimidos de Aspirina num copo com água morna. Esfregue a solução no cabelo e deixe-a agir por 10 a 15 minutos.

Aspirina é bom para: secar espinhas
Mesmo quem já passou faz tempo da adolescência pode ter espinhas de vez em quando. Dê fim às irritantes erupções triturando 1 comprimido de Aspirina e molhando-o com um pouco de água. Aplique esta pasta na espinha e deixe-a agir por alguns minutos antes de lavar com água e sabonete. Ela vai reduzir a vermelhidão e aliviar a ardência. Se a espinha persistir, repita o procedimento até ela sumir por completo.

Aspirina é bom para: usar como anti-caspas
Controle a caspa do seu cabelo triturando 2 comprimidos de Aspirina e acrescentando-os à quantidade normal de xampu que você usa ao lavar seus cabelos. Deixe a mistura agir por 1 ou 2 minutos, enxágüe e lave novamente com xampu puro.

Aspirina é bom para: acabar com calosidades dos pés
Amoleça as calosidades dos pés triturando 5 ou 6 comprimidos de Aspirina. Faça uma pasta, acrescentando 1/2 colher de chá de suco de limão e 1/2 colher de chá de água. Aplique a mistura nas áreas afetadas, enrole o pé numa toalha morna e cubra-o com saco plástico. Depois de ficar sem pisar no chão por pelo menos 10 minutos, retire o saco e a toalha e esfolie o calo amolecido com pedra-pomes.

Aspirina é bom para: aliviar picadas e ferroadas
Controle a inflamação causada por picadas de mosquito ou ferroadas de abelha molhando a pele e esfregando 1 comprimido de Aspirina no local. Evidentemente, se você for alérgico a ferroadas de abelha, e sentir dificuldade respiratória, dor de barriga ou náusea depois da ferroada, busque socorro médico imediato.

Aspirina é bom para: manter as flores vivas e bonitas
Trata-se de um método comprovado de manter rosas e outras flores frescas que foram colhidas bonitas e vivas por mais tempo: jogue 1 comprimido de Aspirina triturada na água antes de dispor as flores. Outros produtos domésticos que você pode pôr na água para prolongar a vida do arranjo de flores são: um multivitamínico, 1 colher de chá de açúcar, 1 pitada de sal ou bicarbonato de sódio, e até 1 moeda de cobre. Também não se esqueça de trocar a água do vaso onde estão as flores com freqüência e repetir o procedimento.

Aspirina é bom para: usar como fertilizante
A Aspirina não é um elemento indispensável apenas para você, mas também para o seu jardim. Alguns jardineiros trituram os comprimidos para usar como agente fertilizante, ou misturam-nos em água para eliminar fungos do solo. Mas tenha cuidado ao usar Aspirina nas plantas, pois o excesso pode provocar queimaduras ou outros estragos. Para tratar a terra, a dosagem padrão deve ser de 1/2 a 1 comprimido por litro de água.

Aspirina é bom para: tirar manchas de ovo das roupas
Você derrubou um pouco de ovo cru na roupa enquanto cozinhava? Primeiro, raspe o máximo possível do ovo, depois tente limpar o resto com esponja e água morna. Não use água quente, pois ela vai endurecer o ovo. Se isso não remover completamente a mancha, misture água, creme de tártaro e 1 comprimido de Aspirina triturado. Passe a pasta na mancha e deixe agir por 30 minutos. Lave bem com água morna, e a mancha desaparecerá.

Extraído do livro Economize Fácil.

Vote it up
85
Gostou deste artigo?Votá-lo até

Postar um comentário

Na Nossa Loja