Como ter uma casa econômica e eficiente

O uso planejado dos recursos naturais reduzirá gastos e criará um ambiente mais saudável e confortável
 
Gastar menos energia dentro de casa é muito mais fácil do que se imagina. Aproveitar a energia e a luz do sol por meio de projetos simples, escolher e usar os eletrodomésticos de forma racional e mudar alguns hábitos podem fazer a diferença – na conta de luz, no conforto e no meio ambiente. Confira as dicas de especialistas:
 
1 Aproveite o calor do sol neste verão instalando janelas amplas no lado norte da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol da estação.
2 Sempre que o tempo permitir, use o varal em vez da secadora de roupas. Você economizará e ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 3 kg a cada lavagem.
3 Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.
4 Tape as frestas das janelas, das portas e de outras aberturas com panos ou materiais vedantes. Evitar a entrada de ar frio pode reduzir a perda de calor em até 25% no inverno.
5 Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor: uma LFC de 25 watts é tão luminosa quanto uma lâmpada comum de 100 watts. Por isso, as LFCs podem durar 10 vezes mais e consumir 80% menos energia.
6 Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia e tenham o tamanho adequado à sua necessidade – uma geladeira de 284 litros gasta 20% mais energia do que uma de 210 litros, mesmo tendo a mesma classificação de consumo.
7 Se puder escolher entre eletricidade convencional e a gás, opte pelo gás. O gás natural não é apenas mais barato; ele também produz um terço dos gases do efeito estufa comparado à eletricidade proveniente de usinas movidas a carvão.
 
Vote it up
42
Gostou deste artigo?Votá-lo até

Postar um comentário

Na Nossa Loja