Dormir pouco pode levar ao ganho de peso?

Mais um motivo para você dormir bem!

Embora esta pergunta pareça fazer pouco sentido, a resposta é sim. A verdade é que a falta de sono crônica reduz a sensibilidade do corpo à insulina. Em pessoas com diabetes, isso está associado a níveis elevados de A1C (hemoglobina glicada), um indicativo de um controle ruim da glicemia no longo prazo e de risco elevado de complicações do diabetes.

Como parte do estudo americano Nurses’ Health Study, mais de 68 mil mulheres que relataram privação crônica de sono em 1986 foram acompanhadas ao longo de 16 anos. Aquelas que disseram dormir cinco ou menos horas por noite eram 32% mais propensas a ganhar cerca de 13 quilos do que as mulheres que dormiram de sete a oito horas por noite. Por outro lado, as mulheres que dormiram de sete a oito horas por noite tiveram os menores riscos de ter ganhos significativos de peso. Outros estudos obtiveram resultados semelhantes.

Especialistas acreditam que os responsáveis são dois hormônios, a leptina e a grelina. A leptina sinaliza para o cérebro que você tem energia suficiente e que não precisa de mais comida, ao passo que a grelina estimula o apetite. A privação de sono não só diminui a quantidade de leptina na corrente sanguínea como também eleva os níveis de grelina – uma combinaçãoo perfeita para o ganho de peso.

Eis uma estratégia para solucionar o problema: substitua uma hora de vigília inativa (por exemplo assistindo televisão) por uma hora de sono. Pesquisas mostram que este pequeno passo pode reduzir de forma significativa o consumo de calorias.

Adaptado de Reverse Diabetes – Reader's Digest

Vote it up
334
Gostou deste artigo?OBRIGADO
 

 

 

Na Nossa Loja