fechar busca

Economia

Preste atenção a estes detalhes ao contratar uma agência de viagens


As férias estão rolando! Você está planejando a sua viagem? Se programar é muito fácil com todas as opções disponíveis na internet. É possível contratar uma agência de viagens para montar a programação completa, ou comprar as passagens e reservar hotéis diretamente com as companhias aéreas ou de ônibus e hotéis. Ou ainda pode utilizar a novidade mais recente da internet: fazer reservas em sites de viagens.

Fique atento para evitar problemas!

Antes de contratar passeios e comprar ingressos, conheça as regras de pagamento, de envio, cancelamento, devoluções, taxas cobradas e prazos. Obtenha o máximo de informação possível não só sobre as regras de contratação, mas também sobre o próprio site. Pesquise na internet sobre a opinião de usuários e denúncias em canais de reclamações e nos Procons. Fuja de serviços que apresentam muitas queixas, ou que, mesmo poucas, são repetidas. Guarde as confirmações de reservas e compras enviadas por e-mail ou emitidas pelo site e anote os
telefones de atendimento.

Observe as formas de pagamento

Verifique se o pagamento é feito pelo site, ou se ele funciona como um canal de contratação que reúne diversos serviços que sejam adquiridos de forma direta e independente. Isso faz toda a diferença se você precisar mover uma ação judicial para exigir indenizações, se for o caso. Se o site não recebe os valores, ele poderá não ser responsabilizado por falhas de serviços. Muitos especialistas em defesa do consumidor concordam que o site também é responsável, pois se beneficia com a contratação do serviço; entretanto, já há decisões judiciais isentando os sites de responsabilidade. Com isso, será necessário processar separadamente cada um dos prestadores do serviço.

Agências de viagens são uma opção tradicional

Na contratação através de agências de turismo ou de viagens, o pagamento é feito diretamente para a agência. O contato é com apenas uma empresa, que vende o pacote completo de serviços, facilitando a vida do viajante, inclusive caso precise reclamar. Prefira agências que já tenham sido utilizadas por amigos priorizando indicações, mas verifique se agência é cadastrada na Embratur ou na Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem). Pesquise também sobre a reputação de cada uma na internet.

Verifique o CNPJ e endereço da agência que você escolheu no site da Receita Federal. Da mesma forma, guarde todos os e-mails e comprovantes dos pacotes comprados, anote telefones de contato e peça os vouchers com pelo menos cinco dias de antecedência.

Depois de tudo pronto, é só curtir as férias tranquilamente. E boa viagem!

Leia mais:


ATENDIMENTO ONLINE

Tire suas dúvidas online

Iniciar Chat