Lataria - faça pequenos reparos e economize – Seleções Brasil
fechar

Assine a nossa newsletter, e receba o melhor conteúdo da web onde você estiver.

fechar busca

Economia

Lataria – faça pequenos reparos e economize


Imagem: SStajic/iStock

É fácil negligenciar a lataria. Afinal, você ainda pode dirigir o carro, estando ele amassado ou riscado. Consertá-la pode sair caro, o que só facilita a decisão de deixá-la de lado. Mas é possível reparar esses problemas com um desentupidor ou polir os faróis dianteiros com um tubo de pasta de dente.

Uma parte da lataria está amassada

Endireite-a com um desentupidor

Um amassado redondo, regular, às vezes pode ser desfeito com um desentupidor. Umedeça a borda dele e pressione-o no centro do amassado. Puxe-o bruscamente e o amassado saltará.

Use um secador de cabelo e uma lata de ar comprimido

Se o amassado está num painel plano, afastado de cantos e ranhuras, experimente este reparo rápido.
– Use fita-crepe para prender um quadrado de folha de papel-alumínio sobre a área atingida. Isto protegerá a pintura.
– Ajuste o secador para a temperatura média e utilize-o para aquecer o metal amassado por um ou dois minutos. Desligue o secador.
– Pegue a lata de ar comprimido e segure-a de cabeça para baixo para que o propelente frio seja borrifado. Esguiche sobre o papel-alumínio que está cobrindo a área danificada. A mudança de temperatura repentina e extrema fará o amassado voltar ao lugar.

O para-choque cromado perdeu o brilho

Faça um polimento com palha de aço

Verifique se a superfície é de aço cromado ou plástico cromado (um substrato plástico coberto por uma fi na camada de cromo). Os carros mais antigos podem ter para-choques e espelhos retrovisores feitos de aço cromado, enquanto o plástico cromado é empregado com frequência para detalhes em carros mais modernos. Ponha um ímã no para-choque: se grudar, é aço cromado; caso contrário, é provável que seja plástico.
– O aço cromado pode parecer opaco e ter pontos de ferrugem, mas é possível restaurá-lo se for polido vigorosamente com palha de aço 0000.
– Não use palha de aço em plástico cromado – em vez disso, esfregue-o com uma mistura de dois para um de vinagre branco e água ou com um composto especial para polimento de cromo.

As lanternas e os faróis estão opacos

Clareie-os com pasta de dente

As lanternas traseiras e os faróis dianteiros de plástico começam a ficar opacos com o passar do tempo, mas podem ser recuperados com pasta de dente. Ponha um pouco de pasta num pano limpo e, em seguida, lustre os faróis e as lanternas com movimentos circulares firmes por dois a cinco minutos. Remova a pasta de dente e use um pano limpo para dar brilho rapidamente à superfície. Para trabalhos árduos, você também pode usar cera de carro para dar brilho às lentes.

As rodas e os acabamentos estão opacos

Compre os produtos corretos

As rodas de liga leve podem ficar marcadas pela poeira quente que sai das pastilhas de freio. Evite o dano lavando as rodas toda semana; recupere-as com um composto especial disponível em lojas de acessórios para carros. Os acabamentos em plástico preto desbotados em torno das janelas e pilares das portas também podem ser restituídos ao acabamento original com tratamentos químicos.

Leia mais:


ATENDIMENTO ONLINE

Tire suas dúvidas online

Iniciar Chat