fechar busca

Economia

Seguros: 6 dicas sobre seguro de viagem


Fique por dentro dos seguros de viagem com especialistas que revelam como conseguir a cobertura certa pelo melhor preço

1 Não compre o seguro com o agente ou a operadora

Eles vão tentar lhe vender uma apólice com o pacote de viagem, mas evite isso. Você pagará preços premium (até dez vezes maiores). Na verdade, de acordo com o jornalista e especialista em poupança monetária Martin Lewis, agentes de viagem conseguem ganhar mais com o seguro do que com as férias.

Além disso, a cobertura talvez seja inferior se com-parada às apólices obtidas por meio de uma companhia de seguro, um corretor ou outro intermediário, e a proteção ao consumidor será menor. No Brasil, as empresas de seguro são regulamentadas pela Susep (www.susep.gov.br). Antes de fechar negócio, procure empresas com nome reconhecido no mercado ou do governo, como a Caixa Econômica Federal.

2 Pense sobre uma apólice anual

Se você viaja para o exterior mais de uma vez por ano, pode economizar ao comprar o seguro de viagem anual. Ele vai cobrir múltiplas viagens a um preço um pouco maior do que o custo de uma apólice para uma viagem simples – e, dependendo do itinerário, pode ser ainda mais barato. Poucas empresas oferecem o seguro no Brasil, mas é possível contratar pacotes de longa duração inclusive para estudantes de intercâmbio (submarinoviagens.com.br).

3 Adquira a cobertura médica certa

Seguro médico é necessidade absoluta quando se viaja para o exterior, ou você pode ter de encarar uma conta altíssima no caso de sofrer um acidente ou ficar doente. A apólice deve cobrir remoção para casa via ambulância aérea – você não quer ficar retido no exterior se um problema sério ocorrer.

Declare todas as condições preexistentes, ou a apólice pode ser invalidada.  Será extremamente desagradável se você quebrar uma perna e o segurador solicitar um relatório do seu clínico geral que menciona uma cirurgia de bypass coronário recente ou remédios para angina que não foram declarados.

4 Certifique-se de que o plano de saúde possui cobertura

Antes de viajar para o exterior, certifique-se de que seu plano de saúde possui cobertura internacional. É o tipo de garantia que pode fazer a diferença entre um acidente leve e um problema que force um retorno antecipado. Tenha os números à mão, especialmente o toll-free do atendimento, para se informar sobre o estabelecimento médico conveniado mais próximo, caso necessite.

5 Não faça seguros demais

Antes de adquirir vários novos seguros verifique as cláusulas das apólices já existentes, para não entrar em redundância. E não se esqueça de que, às vezes, o banco ou a companhia de cartão vai incluir o seguro viagem caso você pague as férias com um cartão de crédito. Mas certifique-se de que inclua cobertura médica total.

6 Carregue consigo os detalhes

Você vai precisar ter em mãos o seguro detalhado caso sofra um acidente e precise de tratamento. Lembre-se de que as seguradoras insistem para que quaisquer perdas ou roubos sejam relatados no prazo estipulado, geralmente 24 horas.

 

 

Leia mais:


ATENDIMENTO ONLINE

Tire suas dúvidas online

Iniciar Chat