Use o Tesouro Direto a seu favor – Seleções Brasil
fechar

Assine a nossa newsletter, e receba o melhor conteúdo da web onde você estiver.

fechar busca

Economia

Use o Tesouro Direto a seu favor


Imagem: AntonioGuillem/iStock

Já comentamos algumas vezes sobre o Tesouro Direto e até mesmo como fazer para aplicar dinheiro neste investimento. Veja como no nosso artigo “Passo a Passo do Tesouro Direto”.

Quem está um pouco familiarizado, ou entrou no site do Tesouro e consultou a lista de títulos disponíveis, já sabe que existe mais de uma opção para investir, com características diferentes. Então surge a dúvida: como escolher em qual colocar seu dinheiro?

Essa resposta depende da sua necessidade e com o que você deseja fazer com o dinheiro depois.

Se você quer juntar dinheiro para usar no curto prazo (até 3 anos)

Seja para viajar ou formar uma reserva de emergência é mais adequado investir num título de curto prazo com rentabilidade atrelada a Selic.

Ex: o título Tesouro Selic 2023 (único disponível em 06/04/2018);

Se você quer juntar dinheiro para usar no médio prazo (cerca de 3 a 5 anos)

E não possui muito para começar a investir: é mais adequado investir num título de curto prazo com rentabilidade pré-fixada.

Contudo, se você possui um valor alto para investir (a partir de R$ 5 mil), é mais interessante buscar um CDB, LCA, LCI ou Fundo de Investimento, aplicando através de uma corretora de valores. Os bancos de investimentos oferecem rentabilidade acima dos bancos de varejo e muitas corretoras não cobram taxas. Considere que LCAs e LCIs são isentas de imposto de renda, o que as torna ainda mais vantajosas.

Ex.: Tesouro Pré-fixado 2021.

Se você deseja investir para o futuro, ou seja, vai precisar do dinheiro no longo prazo (mais de 5 anos)

É mais adequado investir num título de longo prazo atrelado ao IPCA.

Lembre-se que em todos os títulos do Tesouro Direto você pode investir mais de uma vez. Comprando mais títulos, você pode investir mensalmente no seu título de longo prazo e pode até fazer investimentos programados (o sistema do Tesouro Direto inclusive oferece esta opção). Neste caso, sua rentabilidade será maior do que na maioria dos planos de previdência privada oferecidos por bancos.

Ex.: Tesouro IPCA+2045

Se você possui uma capacidade de investimento maior

Se costuma sobrar um dinheirinho no final do mês, é melhor diversificar os investimentos combinando a compra de títulos diferentes.

 

Mesmo com a queda da SELIC o investimento no Tesouro Direto continua sendo um bom investimento para os diversos perfis e objetivos. O importante é não resgatar o investimento num prazo inferior a 30 dias, porque apesar da rentabilidade diária, os impostos cobrados (IR e IOF) levam todo o lucro.

Se você possui a partir de R$ 30 já pode comprar um título do Tesouro Direto e começar seu investimento. Inclusive, pode resgatar valores de um título e investir em outro. O que em geral é vantajoso no final do prazo do título quando o IR, que é aplicado em tabela regressiva, estiver na alíquota mais baixa.

O site no Tesouro está disponível no endereço: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos

Por Samasse Leal

Leia mais:


ATENDIMENTO ONLINE

Tire suas dúvidas online

Iniciar Chat