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Inspiração

5 atitudes para meditar com consciência


Meditar regularmente é extremamente relaxante e revigorante, com uma grande variedade de benefícios à saúde do corpo e da mente.

Evite meditar logo depois de comer ou beber e busque um espaço tranquilo e aconchegante para realizar sua prática de meditação. Se meditar dentro de casa, procure ficar o mais confortável possível, e, se optar por um ambiente fora de casa, busque um lugar que transmita paz. Uma vista bonita, folhas balançando ao vento, fazendo seu som característico, pode levar seu pensamento para longe da efervescência do dia a dia.

1 Sente-se confortavelmente, de cabeça ereta, em uma cadeira que apoie bem o seu corpo, e pouse as mãos, palmas para baixo, no colo. Algumas pessoas preferem deitar com os olhos fechados, mas essa posição pode induzir ao sono.

2 Limpe a sua mente de “ruídos”. Para atingir esse objetivo, você pode se fixar em um pensamento calmante ou repetir para si mesmo alguma sílaba sem sentido (o que alguns chamam de mantra). Ou ainda, preste atenção na sua respiração: conte as inspirações e expirações, que devem ser pausadas e regulares, expelindo todo o ar.

3 Pensamentos e preocupações vão se misturar. Reconheça-os e afugente-os como um balão, como noções etéreas. Dessa forma eles passarão rapidamente e, em determinado momento, você poderá se perguntar “em que eu estava pensando mesmo?”.

4 Tente imaginar que está em um lugar de grande beleza e paz. Ouça o borbulhar de um riacho e a brisa nas árvores; cheire as rosas; transporte‑se mentalmente para longe do seu ambiente real. O mar com sua maré e ondulações podem trazer um grande prazer no total desligamento do instante presente.

5 Depois de cerca de 20 minutos, volte a atenção para si mesmo. Mexa‑se na cadeira. Flexione os músculos. Levante‑se devagar. A meditação pode abaixar a pressão arterial, então você pode se sentir tonto se levantar rápido demais.

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