fechar busca

Inspiração

A educação muda vidas (de todos nós)


A universalização do acesso à educação traz benefícios não apenas para o indivíduo que, por meio dela, poderá construir uma vida melhor e mais digna, como para a sociedade, ao trazer novas vivências e ideias para as áreas de produção de conhecimento e atuação profissional. A diversidade pode proporcionar análises e soluções às quais um grupo restrito talvez nunca chegasse se não houvesse uma voz destoante, com uma experiência diferente, apresentando um novo ponto de vista. Nesse sentido, presenciamos, no Brasil e no mundo, histórias de superação e de inserção de pessoas à margem no sistema educacional de ensino superior. Enquanto a democratização plena do acesso à educação não se torna realidade, que esses exemplos nos inspirem.

Brasil

Já Bruna Sena, 17 anos, estudante de escola pública e moradora de um conjunto habitacional da periferia de Ribeirão Preto (SP), conquistou o primeiro lugar de um dos mais disputados vestibulares do Brasil: o de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que teve 75,58 candidatos por vaga no exame da Fuvest 2017. A jovem é a primeira pessoa da família a ingressar na universidade e agradece o estímulo dos professores do curso preparatório popular do qual era bolsista. Embora ainda não saiba a área na qual irá se especializar, Bruna tem uma certeza: “atenderá pessoas de baixa renda, que precisam de ajuda”.

Mundo

Amy Carton, 94 anos, se formou, com média 4,0 (de 5,0), no curso à distância da faculdade de Artes da Southern New Hampshire University (SNHU), nos Estados Unidos. A senhorinha teve de interromper os estudos em 1964, após se divorciar, para criar os quatro filhos. Em entrevista à revista People, ela conta que nunca abandonou o sonho de se formar, embora a vida “se metesse pelo caminho” e o atrasasse. Também encoraja àqueles que, como ela, tiverem a oportunidade de voltar à escola: “Isso nos faz continuar a viver.” Amy já se matriculou no mestrado e planeja escrever um livro para crianças.

Leia mais:


ATENDIMENTO ONLINE

Tire suas dúvidas online

Iniciar Chat