Mãe de todos

Com palavras e gestos, mães podem se tornar aliadas na preservação do planeta.

Matérias relacionadas

Existem mães de todos os tipos, todas especiais a seu modo. Mãe de filho único, de vários filhos; mãe da cidade, do campo, do sertão e do cerrado. Consumistas, econômicas; mães que leem sobre a sustentabilidade, mães que estão aprendendo a ler. E existe, é claro, a natureza, mãe de todos nós. Como as outras mães, ela merece o nosso afeto e dedicação.
 
Mesmo cientes de que se trata de mais uma data comercial, podemos aproveitar este mês de maio para mudar alguns hábitos. Fui ensinada pela minha mãe, pessoa especialíssima, a dar mais valor a palavras e gestos do que a mimos materiais. E é exatamente assim, com palavras e gestos, que as mães podem se tornar grandes aliadas na preservação do planeta – por meio da disseminação de ideias para promover equilíbrio e sustentabilidade, inspirando seus filhos para que sejam responsáveis no dia a dia.
 
Muitos são os bons hábitos que as mães podem incutir em seus pequenos desde cedo, mas não só isso. Podem – e devem – conversar com seus filhos sobre uso racional da energia, reaproveitamento e reciclagem, em qualquer idade. Podem lançar mão de conceitos simples que tornem a vida mais saudável para eles e, consequentemente, para toda a comunidade. No mundo todo, existem projetos voltados para as mães, que dão dicas simples e valiosas que, se fossem seguidas à risca, criariam um efeito dominó em nível global! 
 
Por exemplo, você sabia que usar mamadeiras de vidro em vez das feitas em plástico é mais ecológico e também saudável para o bebê? Há muito se fala nas substâncias tóxicas presentes nos plásticos (bisfenol A ou BPA) que podem parar justamente no conteúdo do recipiente, no leite ou chá que seu filho está tomando. Um perigo! Por isso, a mamadeira de vidro parece ser a
opção mais segura para suas crianças. E é mais fácil de limpar, já que o vidro não se torna opaco como o plástico, embora exija mais atenção por ser frágil. É incrível, aliás, que tantos alertas sobre o perigo da contaminação por estas substâncias sejam feitos, resultando na proibição desses materiais em outros países, mas não no Brasil. Aqui, a mamadeira plástica segue liberada e impune.
 
Voltar a usar fraldas de pano nos recém-nascidos não é para qualquer mãe, mas também é uma excelente ideia. Parece impossível para você seguir na contramão da tecnologia? Pois penso que não, até porque fraldas de plástico não trazem o selo da biodegradabilidade, não é mesmo? Ironicamente, para se tornar uma mãe mais atualizada sobre as melhores escolhas para o planeta, é preciso voltar no tempo e resgatar os bons hábitos que ficaram para trás. Além de ser reutilizável e se decompor em menos tempo, o algodão é bem mais confortável para o bebê. Sem falar na questão econômica: quanto custa mesmo um pacote de fraldas brancas, plásticas, alvejadas e descartáveis? 
 
Outra medida que, além de ajudar o meio ambiente, garante a saúde dos seus filhos é o uso preferencial de alimentos saudáveis, naturais e não industrializados na alimentação das crianças de todas as idades. E aqui a dica se estende também aos adultos, para a organização de festas e comemorações de todos os tipos. Sim, isso é possível, e também muito útil para acostumar os paladares dos jovens desde cedo aos alimentos saudáveis, sem excesso de sal, açúcar e gordura. Os adultos também saem ganhando, pois o gosto pelo natural, pelo sabor na medida certa, pelas frutas e verduras é muito importante em todas as fases da vida! 
 

Se o presente ainda é uma tradição importante para sua família e você quer aproveitar a data para ensinar algo aos seus filhos, peça mimos que vão te ajudar a preservar o meio ambiente, um dia por vez: bolsas de algodão ou sacolas ecológicas, daquelas que servem para fazer o mercado e até passear no shopping; sacolas que viram carteiras; roupas e acessórios em malha PET, livros – ou e-books – sobre a mãe natureza, para entendermos melhor como cuidar dela, já que isso reverte em benefício de nós mesmos. Afinal, ela também é digna de muito amor, carinho e respeito.

Vote it up
595
Gostou deste artigo?OBRIGADO
 

 

 

Na Nossa Loja