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8 hábitos que os dermatologistas adotam todo verão


Dicas para ter uma pele bonita e com baixo risco de câncer.

1. Tire as camadas velhas

Duas vezes por semana, esfregue a pele com escova, raspadeira ou limpador de ácido salicílico para clarear e permitir a absorção mais profunda de loções e géis líquidos. Se a pele ficar irritada, esfolie apenas uma vez por semana.

2. Limpe sem cremes

No tempo mais quente, troque o creme por um gel, que é mais leve mas também hidrata. Se sua pele for oleosa, experimente uma espuma de limpeza. Lave o rosto toda noite durante o verão. Mais tempo ao ar livre significa mais exposição a poluentes prejudiciais, que podem grudar no hidratante e na maquiagem e exacerbar os sinais da idade.

3. Use uma loção mais leve também 

Os cremes pesados contêm lipídios capazes de obstruir os poros e provocar espinhas nos meses mais úmidos. Prefira loções ou géis hidratantes..

4. Estratégia do filtro solar 

Pela manhã, passe um filtro solar de fator no mínimo 30 antes de aplicar a maquiagem. Reaplique o filtro solar de duas em duas horas se estiver ao ar livre. Para não borrar a maquiagem, procure filtro solar em pó, fácil de aplicar durante o dia.

5. Pense bem na roupa 

Cada 2 centímetros de aba do chapéu aumenta em 10% a proteção do rosto. Exercícios ao ar livre? Use roupas que protejam do sol (veja na etiqueta o fator de proteção contra raios ultravioleta). Reduza ainda mais a exposição saindo antes das dez da manhã ou depois das quatro da tarde.

6. Cuidado com as nuvens 

Podem surgir queimaduras de sol em dias nublados, quando o ar mais fresco nos convence a deixar de lado o filtro solar. No entanto, as nuvens só bloqueiam uns 20% dos raios ultravioleta do sol. Aplique filtro solar como faria nos dias ensolarados.

7. Não se esqueça dos pontos escondidos 

Um número surpreendente de casos de câncer de pele surge atrás das orelhas e em outras áreas que podem ser ignoradas na aplicação do filtro solar. Proteja as orelhas, as mãos e a parte de cima dos pés.

8. Coma e tenha a pele mais lisa 

Estudos mostram que os alimentos ricos em antioxidantes (como frutas e legumes coloridos, chá-verde gelado e nozes) e probióticos (como iogurte grego com cultura ativa e combuchá, um chá fermentado) oferecem mais uma camada de proteção solar de dentro para fora.

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