Crianças acima do peso

O que se pode fazer para evitar a obesidade infantil?
 

Crianças acima do peso

O que se pode fazer para evitar a obesidade infantil?

Apesar de a desnutrição ainda ser um problema em nosso país, a Organização Panamericana da Saúde revela que 15% das crianças brasileiras estão com excesso de peso.

A obesidade infantil tem múltiplas causas. Em primeiro lugar estão os fatores genéticos: filhos de pais obesos tendem à obesidade, e aí intervêm também hábitos alimentares e de exercício. Muitas crianças, imitando os pais, tornam-se sedentárias, passando muito tempo na frente da TV e do computador; além disso, e motivadas pela publicidade, consomem produtos com muita gordura e calorias. Também intervêm os fatores psicológicos: crianças tristes ou frustradas tendem a comer mais. Por fim, certas doenças, como o mau funcionamento da tireoide, glândula que regula o metabolismo, podem ser a causa do excesso de peso. Crianças obesas, por outro lado, tendem a ter pressão alta, colesterol aumentado, problemas nas articulações e tendência para diabete, sem falar nos aspectos emocionais (perda da autoestima, depressão).

Por tudo isso, é importante que os pais procurem evitar a obesidade infantil, o que deve começar muito cedo. Dos Estados Unidos nos vem a boa notícia: estudos demonstram que o aleitamento materno diminui a chance de excesso de peso na criança. Esta proteção não dura para sempre (7 anos, em média), mas depois os pais podem ensinar aos filhos hábitos saudáveis de alimentação e de exercício. Obesidade infantil é um problema que pode ser evitado com bom senso, energia e carinho.

Vote it up
2571
Gostou deste artigo?OBRIGADO
 

 

 

Na Nossa Loja