Conheça 13 dicas de etiqueta digital que vão te salvar – Seleções Brasil
fechar

Assine a nossa newsletter, e receba o melhor conteúdo da web onde você estiver.

fechar busca

Superdicas

Conheça 13 dicas de etiqueta digital que vão te salvar


Imagem: scyther5/iStock

Quem nunca passou vergonha porque o corretor resolveu corrigir uma palavra sem você ver? É preciso muito cuidado para não perder pontos com colegas de trabalho e amigos no meio virtual. Acompanhe algumas dicas de etiqueta digital para nunca mais passar por isso:

 

1. Vá direto ao assunto nos e-mails

E-mail não é carta, portanto evite linguagem rebuscada e seja direto. Melhor ainda, ponha a informação mais importante no assunto. “O formato a ser adotado é o do memorando”, diz Rhonda McEwen, professora do instituto de Comunicação, Cultura, Informação e Tecnologia da Universidade de Toronto.

 

2. Conheça sua rede

Seja um antropólogo digital, diz a professora. Observe como amigos e colegar de trabalho interagem para saber o que é aceitável ou não.

 

3. Ser educado é muito importante

Não descarte toda a formalidade. Em contexto profissional, é melhor evitar citações, mensagens pessoais e emoticons, explica o manual de boas maneiras Emily Post’s Etiquette. Use “Muito obrigado” ou “Obrigado” ao assinar. mas a assinatura com iniciais é cada vez mais comum, mesmo em empresas. “É mais rápido”, diz Rhonda.

 

4. Cuidado com o corretor!

Você vai decorar ou devorar o bolo? O corretor automático pode ser uma bênção ou uma maldição. Cuidado com gafes embaraçosas, sobretudo em celulares.

 

5. Fique atento ao relógio

Quanto tempo se pode deixar um e-mail à espera na caixa de entrada? O Emily Post’s Etiquette recomenda responder às mensagens pessoais em um ou dois dias e as profissionais em 24 horas.

 

6. Confirmação de leitura? Nem pensar

Desligue as confirmações de leitura do celular e do e-mail. Você se arrisca a ofender os destinatários, que podem interpretar a sua tática como falta de confiança de sua parte.

 

7. Mais uma vez: conheça sua rede

Escolha o meio de comunicação correto. Seu chefe prefere chat? Seu amigo só olha o Facebook uma vez por ano? “É preciso saber que, se você lhe mandar o convite de um evento pelo Facebook, ele nunca responderá”, explica Rhonda.

 

8. Excluir alguém não é crime

Não tenha medo de desfazer amizades nem de deixar de seguir alguém, e não se ofenda se alguém deixar de segui-lo ou desfazer a amizade. Em geral, é apenas uma questão de podar antigos relacionamentos, na internet e fora dela.

 

9. Se você ainda usa caixa postal… avise

Ninguém mais verifica a caixa postal, mas há quem mande e-mail para dizer que deixou um recado lá. Muitas pessoas preferem se comunicar por escrito, pelo menos nos primeiros contatos.

 

10. Celular na mesa? Peça desculpas antes

Saiu para almoçar com um amigo ou colega? Sempre peça desculpas se tiver de atender o celular perto de outras pessoas.

 

11. Permissão para fotos é necessária

Respeite a privacidade dos outros quando marcá-los em redes sociais. Em caso de dúvida, não publique – ou mude a configuração para limitar o acesso.

 

12. A vida real em primeiro lugar

O e-mail e as redes sociais são bons precursores de métodos mais formais no caso de aniversários e outros fatos da vida. Mas não se sinta obrigado a responder a tudo publicamente. Saiba quanto entrar em contato na vida real também.

 

13. Evite levar assuntos confidenciais para a internet

Poucas coisas são realmente confidenciais. Como recomenda o manual Emily Post’s Etiquette, “quando não puder divulgar num cartaz na rua, não escreva nem mande por e-mail”.

 

Por Matthew Braga

Leia mais:


ATENDIMENTO ONLINE

Tire suas dúvidas online

Iniciar Chat