6 usos inusitados para o bicarbonato de sódio – Seleções Brasil
fechar

Assine a nossa newsletter, e receba o melhor conteúdo da web onde você estiver.

fechar busca

Superdicas

6 usos inusitados para o bicarbonato de sódio


Imagem: Geo-grafika/iStock

Sobrou bicarbonato de sódio da receita e não sabe o que fazer? Veja como ele pode ser útil:

Desentupa o ralo

Em vez de gastar dinheiro com desentupidores que muitas vezes não resolvem o problema, experimente desentupir o ralo de cozinha jogando 1 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre quente (basta aquecer o líquido no micro-ondas por 1 minuto). Deixe agir por alguns minutos, depois acrescente 1 litro de água fervente. Repita se necessário.

Faça seu próprio detergente

Que tal criar o seu próprio detergente? Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de bórax. É possível que você goste tanto do resultado que acabe trocando de vez.

Revitalize esponjas e panos de prato

Quando a esponja de cozinha ou o pano de prato ficarem com aquele cheiro ruim, em vez de jogá-los fora e ter de comprar outros, deixe‑os de molho de um dia para o outro em 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio misturadas com algumas gotas de detergente antibactéria dissolvidas em 450 ml de água morna. Na manhã seguinte, lave com água fria. Eles vão cheirar como novos.

Coisa de criança!

Não é preciso comprar um presente caro para fazer a alegria das crianças. Com ingredientes da cozinha, você pode fazer tintas de aquarela para seus filhos. Em uma tigela pequena, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 3 colheres de sopa de maisena, 3 colheres de sopa de vinagre e 1 1⁄2 colher de chá de glucose de milho. Espere a efervescência passar e separe a solução em diversos recipientes pequenos, ou em tampas de pote. Adicione a cada um deles 8 gotas de corante alimentício e mexa bem. Ponha uma cor diferente em cada recipiente ou misture cores para obter novos tons. A criançada poderá usar as tintas de imediato.

Lustre joias de ouro e prata

Sabe aquela joia que você amava, mas que não usa mais porque ficou opaca? Se ela for de prata, faça uma pasta espessa com 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de água. Aplique com uma esponja úmida e esfregue suavemente, lave e seque com um pano macio. Para polir ouro, cubra-o com uma leve camada de bicarbonato de sódio, jogue um pouco de vinagre e enxágue. Cuidado: não use essa técnica com joias que contenham pérolas ou pedras preciosas, pois poderá danificar o revestimento ou soltar a cola.

Xampu para cachorro

Xampu para cachorro é um item cada vez mais caro, mas para que gastar fortunas no petshop se você pode fazer um bom xampu com o que tem em casa? Na próxima vez em que o seu amigo se sujar na terra, limpe-o com bicarbonato de sódio. Basta esfregar alguns punhados do pó no pelo e escovar bastante. Além de eliminar qualquer cheiro, isso vai deixar a pelagem limpa e lustrosa.

Leia mais:


ATENDIMENTO ONLINE

Tire suas dúvidas online

Iniciar Chat