Truques para enriquecer suas refeições

Veja as dicas a seguir para uma alimentação mais saudável
 

No café da manhã, comece pela ponta saudável do bufê

De quem come fora, 86% enchem os pratos de café da manhã com frutas quando as veem primeiro, mas apenas 54%
escolhem frutas quando começam com itens altamente calóricas como ovos com queijo e bacon.

Fique com as balas embrulhadas

As pessoas comeram 30% menos balas quando tiveram de desembrulhá-las, concluiu um estudo suíço. Desembrulhar dá trabalho, o que pode fazer a maior parte dos comilões consumir menos. Sem falar no ruído do papel que nos denuncia.

Acabe com os petiscos no cinema

Uma pesquisa descobriu que pessoas acostumadas a comer pipoca tinham mais chance de petiscar, mesmo quando a pipoca já não estava “fresca”, enquanto as que normalmente não comem pipoca no cinema comeram menos quando
o sabor já estava passado. Pare para perceber o sabor da comida.

Use pratos menores

Em um estudo clássico da Universidade de Cornell, especialistas em nutrição, sem perceber o que faziam, se serviram de 31% a mais de sorvete em uma tigela de 1 litro do que em uma de 0,5 litro.

E aqui as sugestões dos nossos editores:

Tome um café da manhã maior que o jantar

Um grupo de mulheres obesas consumiu 700 calorias no café, 500 no almoço e 200 no jantar. Outro grupo comeu os mesmos alimentos, mas com 200 calorias pela manhã e 700 à noite. Depois de 13 meses, as do café reforçado perderam mais de 8 quilos, enquanto as do jantar farto só perderam cerca de 3.

No almoço ou no jantar, comece com verduras

Para garan­tir que a refeição contenha o maior número possível de vitaminas, minerais, fibras e com­postos químicos protetores da saúde, co­mece a refeição com uma sopa de legumes ou uma salada. Legumes e verduras não são calóricos e você vai comer menos do prato principal, provavelmente mais rico em calorias.

Dê um toque especial à salada

Um bom molho tem o poder de transformar uma salada num banquete. Use azeites tempe­ra­dos (com ervas, limão, pimenta ou alho) ou um pouco de vinagre balsâmico. Use um borrifador para o azeite a fim de manter as calorias e o teor de gordura baixos.

Acrescente frutas e hortaliças ocultas

Eis duas maneiras fáceis de enriquecer a dieta de quem acha difícil aumentar o número de porções diárias de verduras e legumes:

Faça um purê com le­gumes levemente refogados, como cebo­la, aipo, pimentão vermelho, couve-flor ou cenoura. A seguir, misture esse purê a molhos, enso­pados e sopas para dar sabor e uma dose extra de vitaminas e antioxidantes.

Substitua metade da manteiga ou do óleo das re­cei­­tas de bolos por maçãs ou ameixas secas em purê. Acrescente cerca de 5 colheres (sopa) de água para cada 100 g de maçãs cozidas ou ameixas reidratadas e descaro­çadas e bata no li­quidificador para fazer o purê. Ou, para uma sobremesa rápida, acrescente esse purê ao iogurte natural.

Prefira o básico

Quando escolher ingredientes para a sua salada em um bufê self-service, evite extras do tipo queijo, salame, presunto, croûtons e molhos à base de maionese – calorias e gorduras a mais. E não tenha medo de pedir se quiser algo diferente. Se desejar legumes sem manteiga ou um peixe sem molho, peça-os exatamente assim. A maioria dos restaurantes fica feliz em servir bem os seus clientes.

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