5 dicas de como limpar o ferro de passar roupa

Está tendo problemas com seu ferro de passar e não sabe exatamente o porquê? Talvez ele esteja precisando de limpeza! Confira nossas dicas.

Redação | 18 de Abril de 2021 às 13:00

Pixabay/Pexels -
Publicado em: Última atualização:

Uma dura verdade da vida é que tudo em nossa casa precisa ser limpo regularmente: box de banheiro, janelas, cortinas, o forno… Entre esses itens, um objeto que não ganha a devida atenção é o ferro de passar roupas.

Mesmo sendo utilizado com bastante frequência, o ferro de passar não costuma ser objeto de limpezas frequentes. Apesar disso, há muitas vantagens em limpá-lo sempre: uma das principais é que, com um ferro de passar limpo, as chances de marcar sua peça de roupa favorita diminuem muito, além de manter o vapor sempre funcionando bem.

Riscos de usar um ferro de passar roupa sujo

Se você notou que o ferro de passar está gradualmente produzindo menos vapor, pode ser que isso aconteça devido ao acúmulo de calcário bloqueando as saídas de vapor. O calcário (um material branco que se sedimenta) se forma com o tempo como resultado da evaporação da água das superfícies internas do ferro. Se você mora em uma área de água dura, pode descobrir que isso aumenta muito rapidamente, especialmente se você encher o ferro direto na torneira. A água dura tem excesso de sais dissolvidos em sua composição, como magnésio, cálcio e ferro.

A limpeza regular do ferro evita que depósitos de calcário se acumulem e bloqueiem as saídas de vapor. Bons níveis de vapor facilitam que você passe a roupa com máxima eficácia, permitindo que a base do ferro deslize pelos tecidos em vez de agarrar no tecido.

Se você não limpar o seu ferro com frequência, você corre o risco de estragar itens delicados ou manchar permanentemente as roupas devido ao acúmulo de resíduos pegajosos na base. Você também pode acabar com marcas brancas como giz em suas roupas, que podem ser difíceis de escovar. Limpe pelo menos uma vez por mês (ou em um intervalo menor se você usar com muita frequência).

Normalmente, isso exigirá que você coloque suas roupas de volta na máquina de lavar antes de poder usá-las novamente. Dedicar alguns minutos para descalcificar completamente o ferro pode economizar muito tempo e aborrecimentos a longo prazo. Além disso, essa camada de sujeira pode grudar na roupa e atrapalhar a passar.

Para evitar que isso aconteça, confira nossas dicas:

Há diversas formas práticas de limpar seu ferro de passar roupa. (Imagem: Pixabay/iStock)

1. Use bicarbonato de sódio e água para limpar a base do ferro

Para fazer a limpeza do seu ferro de passar usando esse método, tudo o que você precisa fazer é misturar um pouco de bicarbonato de sódio e um pouco de água para criar uma pasta. Em seguida, esfregue essa pasta na base do ferro usando uma escova macia ou toalha para esfregar. Depois remova a pasta com um tecido úmido e enxugue. Certifique-se de que a pasta esteja completamente limpa e deixe o ferro secar antes de usar.

2. Use detergente de cozinha

Uma das melhores maneiras de limpar a chapa do seu ferro de passar é despejar algumas gotas de detergente líquido em um pouco de água. Em seguida, use um pano macio, toalha ou papel-toalha umedecido na solução para limpar os resíduos na base do ferro. Espere secar por completo antes de voltar a usar.

3. Use acetona

Este também é um ótimo método para dissolver e limpar a sujeira do ferro. Ligue o ferro e deixe aquecer. Molhe uma bola de algodão com acetona. Usando luvas de proteção (tipo as de cozinha), passe rapidamente o algodão encharcado na chapa quente do ferro. A acetona evapora rapidamente, dissolvendo a sujeira. Quando terminar, limpe a superfície com um pano úmido e enxugue.

4. Esponjas de cozinha funcionam bem

Usando uma esponja de cozinha, de preferência daquelas que não riscam as superfícies, esfregue a chapa do seu ferro de passar com água e sabão. Quando terminar, limpe com uma toalha e deixe secar completamente antes de usar.

5. Vinagre é uma boa opção

Umedeça uma toalha com vinagre branco destilado. Em seguida, limpe a base do ferro para remover qualquer sujeira. Em algumas situações, alguns resíduos podem permanecer, o que exigirá a imersão de uma toalha limpa em vinagre destilado e a colocação da base de ferro fria sobre a toalha. Deixe assim por 15 a 30 minutos e depois seque.