Areia para gato caseira: aprenda a fazer a sua e economize

Além da areia sanitária industrializada, conheça outras opções caseiras que podem substituir a tradicional areia para gato.

Douglas Ferreira | 3 de Março de 2021 às 12:00

BiancaGrueneberg/iStock -

Os gatos são animais que gostam de estar sempre limpos e eles se adaptam facilmente a fazer as necessidades na caixa de areia, quando ensinados desde filhotes. Depois, eles só seguem o instinto e vão sozinhos, o que facilita a vida do tutor na hora da limpeza.

Atualmente, existe uma grande variedade de areias sanitárias para gatos disponíveis nos pet shops. Contudo, a escolha deve ser feita com cuidado porque a qualidade do material pode facilitar ou tornar muito difícil a adaptação do felino à caixinha.

Leia também: 10 segredos que os pet shops não revelam

Além das areias conhecidas no mercado, alternativas mais naturais estão sendo boas soluções para os animais, como a areia feita em casa com fubá, farinha de mandioca e até serragem. Aprenda a fazer cada uma delas a seguir.

Areia para gato com fubá

O fubá é um alimento que quase todo brasileiro tem em casa. Além disso, é uma substância biodegradável, mais fácil de se decompor na natureza.

Quando o gato faz cocô ou xixi, o lugar forma uma crosta, que são mais fáceis de serem retiradas. Basta despejar uma quantidade suficiente para forrar a caixinha. O processo da limpeza da caixa de areia também fica simples, porque o local onde o bichano fez as necessidades se torna facilmente visível.

Areia para gato com fubá é uma opção biodegradável. (Leesle/iStock)

Para tornar o fubá uma areia para gatos ainda mais eficaz, você pode misturar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio. Assim, o cheiro ruim não se espalha pela casa e nem impregna na caixa.

A canjiquinha com grãos um pouco mais grossos também é uma alternativa.

Areia para gato com farinha de mandioca

A farinha de mandioca age da mesma forma que o fubá. Então, quando o animal faz as necessidades, formam-se torrões sólidos, que concentram todo o xixi no mesmo lugar.

Areia para gato com farinha de mandioca. (ArtCookStudio/iStock)

Talvez o gato sinta vontade de comer a farinha de mandioca. Então é importante ter atenção no início do processo de adaptação, para não acabar gerando intoxicação ou uma doença mais grave.

Você também pode optar por uma mistura da farinha de mandioca com o fubá.

Areia para gato com serragem

Se você mora perto de marcenarias, pode conseguir o material até de graça. A serragem normalmente é jogada fora após a transformação da madeira em móvel. O importante é que essa serragem não tenha entrado em contato com produtos químicos. O verniz, por exemplo, pode fazer mal ao seu companheiro de quatro patas.

Areia para gato com serragem (nndanko/iStock)

Basta espalhar a serragem pela caixinha. No início, o gato pode estranhar a textura do material, mas ela funciona como um bom absorvente também.