Calendário de plantio para a sua horta no apartamento

Saiba como ter uma horta eficiente no apartamento, com os alimentos corretos, seguindo o calendário de plantio.

Thaís Garcez | 11 de Setembro de 2020 às 11:00

Geshas/iStock -

Cada legume, verdura ou fruta tem o seu momento certo de ser plantado. O clima, a terra e outros fatores podem influenciar diretamente no crescimento e no germinar das plantas. Por isso, conhecer o calendário de plantio é muito importante para que tudo seja feito corretamente.

Se a horta for no apartamento, vale saber também qual é o local mais adequado. Ou seja, com mais ou menos luz solar, se recebe ou não água da chuva etc. Cada planta requer um tipo de cuidado especial.

Se pretende cultivar cenoura e alface, coloque-as no mesmo vaso ou canteiro. Por não brigarem por espaço (pois as raízes do alface são rasas e as da cenoura, profundas), elas potencializam a produção.

Além disso, é importante saber cuidar da terra antes do plantio e durante a germinação. Os restos de comida podem ser um bom adubo, por exemplo.

Portanto, vale a pena criar novos hábitos para reaproveitar esses insumos, como cascas de ovos, pó de café, cascas de frutas e verduras etc.

Para que a colheita seja perfeita, confira a seguir o calendário de plantio de cada alimento. Descubra também o que plantar na sua horta de acordo com a região do país e da estação do ano.