Como colocar quadros na parede? Veja dicas para evitar erros





Quadros são uma ótima maneira de decorar um ambiente. Eles conseguem dar o tom de um lugar, seja ele divertido, luxuoso ou aconchegante.

Publicidade

Os quadros decorativos podem dizer muito sobre o morador da casa. Mas você sabe como colocar quadros na parede?

Leia também: Saiba escolher o quadro decorativo ideal para a sua sala!

De fato, colocar um quadro na parede não é uma tarefa complexa de fazer, mas existem alguns erros que podem ser evitados com dicas simples.

Para prender quadros na parede, nem sempre é necessário pregos ou grandes malabarismo com furadeiras. A atividade pode ser mais simples e até mesmo divertida, pois te permite criar um ambiente personalizado e inovador sem fazer bagunça.

Como colocar quadro na parede sem furar

Caso você esteja em um apartamento alugado ou não queira ter tanto trabalho para fixar um quadro na parede, é possível prendê-los de forma alternativa.

Foto: JackF/iStock
  • Usando pregadores: Pode-se utilizar pregadores específicos de parede para prender os quadros. Basta fixa-los com um adesivo e pendurá-los. É um jeito criativo de fazer a decoração de casa já que você pode utilizar os ganchos nas alturas e distâncias que desejar para fazer uma composição diferente.
  • Adesivos de parede: Existem adesivos específicos para fixar quadros. Alguns tipos são ideais pois possuem as informações sobre quanto peso aguentam. Nesse caso, tenha uma ideia do tamanho dos quadros para comprar os adesivos que sirvam bem para cada tipo.
  • Prateleira: Uma ideia criativa e que não necessita furar a parede para prender os quadros, é colocá-los em cima de uma prateleira. A composição fica por sua escolha, e o melhor: basta trocar de lugar se não gostar! Essa ideia de decoração combina bastante com prateleiras acima do sofá ou da cama.

Como colocar quadro na parede com pregos

Foto: Diy13/iStock

Para colocar quadros utilizando pregos, é recomendável que ele fique a, pelo menos, 1,60m do chão. Se o quadro for ficar acima de algum móvel, o ideal é que esteja a 25cm do topo do móvel.

Publicidade

Faça uma marcação na parede com um lápis ou caneta e utilize um martelo para ficar o prego. É importante lembrar que pregos são utilizados para quadros leves e pequenos.

Se optar por prender um quadro grande ou mais pesado, o ideal é furar a parede e utilizar um parafuso e bucha. Para isto, é necessário utilizar uma furadeira e fazer a mesma medição acima para pregar o quadro em uma boa altura.

Publicidade

Utilize parafusos e bucha de tamanhos similares. Após furar a parede, coloque a bucha e, em seguida, o parafuso. Coloque o quadro e verifique se ele está bem preso e firme.

Dica: se for utilizar uma furadeira, coloque um filtro de café preso com uma fita abaixo de onde irá furar a parede. Assim, o pó não espalha em todo o ambiente e cai dentro do filtro, sendo mais fácil de limpar o chão.

Superdicas