Como furar a parede que passa fio elétrico ou canos?

Confira algumas dicas de como furar a parede de sua casa sem atingir instalações elétricas ou hidráulicas, com mais segurança e controle.

Redação | 19 de Janeiro de 2021 às 14:15

nicomenijes/iStock -

Você quer pendurar um quadro decorativo em seu quarto, mas não sabe muito bem como furar a parede de casa sem prejudicar o encanamento ou os fios elétricos.

Leia também: quadros decorativos para a sala: dicas para escolher os seus

Não se preocupe, essa é uma dúvida comum, que preocupa muitas pessoas na hora H. Mas com algumas dicas você será capaz de aprender como furar a parede que passa fio elétrico ou encanamento, sem confusão e sem surpresas!

Então vamos lá?

8 dicas para furar a parede de sua casa 

1. Antes de furar a parede…

Antes de furar a parede de casa, o primeiro passo é fechar o registro de água e desligar a luz. Essa é uma medida de segurança fundamental para evitar acidentes.

2. Se possível, recorra aos mapas

Uma maneira segura e bastante eficaz para detectar a presença de canos ou fios é observar as plantas do ambiente. Por meio desses documentos é possível checar se no local que você deseja furar passa algum cano ou fio. E assim, evitá-lo. 

3. Use o bom senso na hora de furar a parede

No caso da ausência desses documentos, use o bom senso. Lembre-se de que as tubulações de água seguem um padrão. Em geral, essas instalações são feitas na horizontal e na vertical, formando um caminho até os pontos de água.

Evite, por exemplo, fazer buracos onde começa o cano da pia ou do registro. Procure manter uma distância razoável do início do encanamento, dando um espaço de pelo menos 20 centímetros.

4. Atenção às tomadas

De forma semelhante aos encanamentos, as instalações elétricas também seguem um padrão de caminho vertical e horizontal. No entanto, por medida de segurança, evite fazer furos em um espaço de 30 centímetros para cima/baixo e direita/esquerda sem se aproximar do teto e do chão.

Além disso, é imprescindível que você utilize luvas e botas de borracha antes de furar a parede para evitar acidentes elétricos.

5. Para ter ainda mais assertividade…

Caso você queira ainda mais segurança na hora de furar a parede de sua casa, uma boa solução é usar um aparelho que detecte os fios e os encanamentos.

Eles fazem uma espécie de “raio x” no ambiente, e são capazes de identificar até mesmo os fios que estão mais escondidos. Os preços variam, mas é possível encontrar modelos a partir de R$70. 

6. É hora de furar!

Uma vez mapeadas as instalações elétricas e hidráulicas de sua casa, você já pode furar a parede sem se preocupar com acidentes.

É importante que a bucha e a broca de sua furadeira sejam do mesmo tamanho. Marque a na parede o local do furo e, na broca, o limite do furo. Desse modo, você evitará que ele entre muito na parede. 

Não tenha presa para furar, faça devagar para evitar acidentes. E para reduzir a sujeira do local, posicione um pote ou uma lona abaixo do furo.

Dica extra!

Se você mora em uma casa alugada, e mesmo assim quer investir na decoração, uma dica para pendurar seus quadros, nichos ou pôsteres é utilizar uma fita adesiva dupla face. Com ela, você evita furos e a necessidade de ter de arcar com os custos de reparo depois.