Como limpar lustres: confira as melhores dicas

Veja como limpar lustres de um jeito simples e prático. Aprenda também as técnicas e os cuidados necessários para deixá-los perfeitos.

Thaís Garcez | 19 de Abril de 2021 às 19:00

FotoDuets/iStock -

O elemento ideal para dar charme e personalidade a um cômodo, essa poderia ser a melhor definição para o lustre. Feito de materiais diversos, além de embelezar o ambiente, ele também precisa de alguns cuidados para não perder o brilho. Como limpar lustres é uma dúvida recorrente, principalmente para quem tem modelos de cristais na sala ou no quarto, nós preparamos algumas dicas que provarão que para ter um lustre brilhoso e bonito não é difícil.

Leia também: Lustre para sala: como escolher o seu?

Apesar de não estar na rotina semanal ou diária de limpeza da maioria das casas, limpar os lustres precisa ser um hábito. Pois a demora pode muitas vezes dificultar a remoção de gordura e poeira que se acumulam com o passar do tempo. Além disso, a sujeira que fica nas partes internas e externas acabam atrapalhando a passagem da luz, deixando o cômodo menos iluminado.

Portanto, para evitar esses problemas, veja como limpar lustres de maneira fácil e prática. Fique atento aos cuidados necessários e não tenha medo de higienizar esse item tão importante na decoração da sua casa.

5 dicas de como limpar lustres

1. Desligue a energia do local

Antes de qualquer coisa, é muito importante desligar a energia geral do ambiente onde o lustre está. Assim você evitará acidentes como choques elétricos ou curtos enquanto faz a limpeza. O uso de pano úmido perto do bocal da lâmpada ou da fiação é um risco que deve ser eliminado desarmando o disjuntor. Além disso, coloque pedaços de papel toalha nos bocais das lâmpadas para evitar qualquer choque.

2. Para os lustres de cristais, paciência!

Limpar lustres de cristais não é complicado. Mas é preciso paciência para deixar cada pendente brilhando. (Imagem: marilook/iStock)

Lustres de cristais são lindos, mas demandam uma certa dose de paciência para limpar todos os pendentes que possui. Portanto, separe um tempo para esse serviço. Primeiro, coloque um pano grosso ou um edredon velho embaixo do lustre para amortecer caso alguma peça caia durante o serviço. Depois, vá tirando item por item e colocando de molho em uma bacia com água e sabão.

Não é preciso esfregar, basta limpar delicadamente e depois deixar secando em cima de um pano limpo. Se achar que uma limpeza leve é o suficiente, use uma flanela limpa para tirar a poeira e os resquícios de sujeira do seu lustre. Quanto à estrutura do lustre, que não for removível, passe um pano úmido com delicadeza ou uma flanela limpa para tirar a poeira acumulada.

3. Faça uma limpeza a seco nos metais

Se o seu lustre tiver hastes de metal ou ferro, utilize apenas um pano limpo e seco para tirar a poeira. Faça esse trabalho com cuidado para alcançar todas as partes e desenhos da estrutura. O objetivo é deixar tudo limpinho. Caso tenha muita gordura e sujeira acumulada, aplique um produto adequado para esse tipo de material. Siga as instruções do fabricante.

4. Evite produtos químicos

Apesar da variedade de produtos de limpeza no mercado, opte por um pano limpo e seco. (Imagem: Dmytro Varavin/iStock)

Geralmente, um pano limpo e seco – para limpezas superficiais – ou um pano úmido são o suficiente para fazer uma boa higienização nos lustres. Portanto, evite produtos químicos, como limpadores multiuso ou abrasivos, para realizar esse serviço. Eles podem riscar o vidro ou cristal e, em alguns casos, até escurecer alguns materiais. Opte por água e sabão ou pela lavagem a seco.

5. Tenha uma frequência de limpeza

O tipo de lustre e o local onde ele fica irá determinar a quantidade de vezes que você precisará limpá-lo. Lustres que ficam em varandas ou quintais, e acumulam muita sujeira, precisam ser limpos mais vezes do que aqueles que estão no quarto, por exemplo. Normalmente, uma limpeza semestral é o suficiente. Mas em locais que geram mais poeira e gordura, uma vez por mês talvez resolva o problema. Então, avalie as suas necessidades e mantenha seus lustres sempre limpos.