Como limpar vaso sanitário: 6 dicas simples

Está tendo dificuldades em limpar o banheiro de casa? Confira agora 6 dicas simples para limpar o vaso sanitário.

Ana Luiza Vasconcelos | 4 de Junho de 2021 às 09:33

djedzura/ iStock -

Limpar a casa muitas vezes pode ser um grande desafio, principalmente em alguns locais específicos, como o banheiro. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas simples para que você consiga limpar seu vaso sanitário com toda a facilidade.

Como limpar vaso sanitário: 6 dicas simples

Não é novidade que a higiene no banheiro deve ser impecável. E o foco principal dessa limpeza deve sempre ser onde a sujeira costuma se acumular: box, pia e vaso sanitário. Então vamos às dicas de como limpar o vaso sanitário.

Leia também: aprenda a limpar box de vidro

1. Materiais

Existem inúmeros produtos de limpeza, escolha os corretos para limpar o vaso sanitário. Créditos: svehlik / iStock

A primeira coisa a se fazer é selecionar os materiais certos para limpar o vaso. Lembrando que tais materiais, uma vez escolhidos, serão utilizados exclusivamente para vasos sanitários. Sob nenhuma circunstância os materiais usados para este fim devem ser utilizados para limpar qualquer outra coisa.

2. Como limpar o vaso sanitário diariamente

Essa limpeza pode ser feita diariamente, se você achar necessário. Ela é bem rápida, pode ser feita em 5 minutos, e evitará a necessidade de limpezas mais pesadas.

3. Limpeza do assento

Para limpar o assento também deve se ter atenção aos produtos usado e ao material do qual é feito o assento, mas, seja qual for, nunca é bom usar o lado abrasivo da esponja.

4. Limpeza do vaso pesada

A limpeza mais pesada pode ser feita em períodos mais espaçados de tempo e é mais recomendada para casos mais difíceis de limpar.

Leia também:  Como limpar sofá: 5 dicas de limpeza para você ficar de olho

5. Como limpar vaso sanitário encardido

Vasos encardidos são um grande problema, portanto, vamos ao passo a passo.

 6. Como limpar crosta de vaso sanitário

Bicarbonato de sódio, limão e vinagre são ótimos aliados da limpeza doméstica. Créditos: CherriesJD / iStock

Para retirar crostas de sujeira é preciso uma limpeza ainda mais pesada e, para ela, podem também ser usados, além de produtos de limpeza específicos, bicarbonato de sódio, limão e vinagre. Não se esqueça de utilizar luvas e máscara para todos esses processos.

Misture ½ xícara de vinagre branco ao suco de 1 limão e esfregue muito bem essa mistura nas áreas encardidas e com crostas. Utilize uma esponja de aço ou uma lixa d’água, e para esfregar o fundo do vaso utilize a escova sanitária.

Despeje no vaso, sobre a crosta e as áreas manchadas, 1 lata de coca-cola e deixe agir por 30 minutos utilizando a escova sanitária para retirar os resíduos após esse tempo. Em seguida, misture 1 xícara de vinagre a 3 colheres de bicarbonato de sódio dentro do vaso para obter um efeito efervescente e aguarde mais 15 minutos. Depois, esfregue tudo, dê descarga e passe algum produto específico para o vaso para deixar o cheirinho de limpeza.

Coloque 1 xícara de vinagre na superfície do vaso e deixe agir por 20 minutos. Esfregue com a escova e depois adicione 4 colheres de bórax em pó e espere mais 15 minutos. Após esse tempo, despeje 1 litro de água quente.

Para evitar as crostas e as manchas, limpe seu vaso regularmente.