Copos de cerveja: como escolher o ideal para sua bebida?

Conheça os diversos tipos de copos de cerveja, suas principais características e saiba qual é o ideal para cada tipo de cerveja e ocasião.

Thaís Garcez e atualizado por Douglas Ferreira | 5 de Agosto de 2022 às 14:15

Givaga/iStock -

A cerveja é uma bebida que data de cerca de 4 a 8 mil anos antes de Cristo. Hoje ela é uma das bebidas mais populares do mundo, tendo inclusive uma data só para ela: o Dia Internacional da Cerveja. Para algumas pessoas, a cerveja não pode faltar aos fins de semana. Mas o que nem todos sabem é que existem vários tipos de copos diferentes para se tomar cerveja.

Entre as características de cada copo estão a manutenção da carbonatação, ou seja, a quantidade adequada de gás carbônico adicionada à cerveja. Além disso, a formação de espuma e a maior capacidade de sentir aromas.

Leia também: Receita de Michelada, o famoso drink mexicano com cerveja e pimenta

Se você se interessa em conhecer as diferentes formas de tomar uma cerveja, confira a lista a seguir e comemore o Dia Internacional da Cerveja em grande estilo.

Tipos de copos de cerveja

Americano

Perfeito para beber cerveja Pilsen. (Imagem: bhofack2/iStock)

Entre os copos de cerveja, esse é o mais comum, presente em todos os bares e botecos. É um recipiente de 190 ml perfeito para tomar cervejas do tipo American Lager ou Pilsen. Além de ser o copo com o qual costumamos beber com os amigos batendo um bom papo.

Pilsen ou Pilsner

(Imagem: Yummy pic/iStock)

Esse copo tem o formato estreito e alongado. É ideal para cervejas do tipo American Lager ou Pilsner uma vez que facilita a recepção dos aromas que não são muito evidentes nessas cervejas.

Tulipa

O tipo de copo ideal para saborear uma cerveja escura. (Imagem: zmurciuk_k/iStock)

A Tulipa é um copo com uma pequena curva para o lado de fora. Seu formato permite a expansão dos aromas e ajuda na evolução da espuma. Muito utilizado para cervejas do tipo Belgian Strong Ale e Doppelbock.

Weizen

Esse copo é o mais indicado para apreciar cervejas com base de trigo. (Imagem: AlinaYudina/iStock)

A capacidade desse copo é de mais de 500 ml, dessa maneira comporta uma garrafa inteira. Portanto, consegue manter as leveduras do fundo da garrafa. Além disso, também tem uma boa formação de espuma. Use para tomar as cervejas do tipo Weiss, Weizel, Weissdunkel e Weissbock.

Pint

Muito comum nos pubs da Inglaterra e Estados Unidos. (Imagem: nitrub/iStock)

Esse é o copo tradicional do Reino Unido e comporta 568 ml. Nos Estados Unidos, existe outra versão do Pint que comporta 473 ml. É bastante utilizado para servir cervejas do estilo IPA, Session IPA, Porter e Stout.

Caldereta

Parecido com o copo Pint, esse tem o tamanho menor. (Imagem: Camicado/Pinterest)

Se estiver na dúvida de qual recipiente utilizar, a Caldereta pode quebrar o seu galho. Esse copo de 300 ml é bastante versátil e pode servir para vários tipos de cerveja, como Lagers, IPAs, até mesmo Porter e Stout.

Flauta

Apesar de muito usado para tomar espumantes, também é um copo para cerveja. (Imagem: Margaryta Basarab/iStock)

Comumente utilizado para o consumo de espumantes, essa taça mantém a carbonatação por mais tempo. Além disso, é ótima para apreciar aquelas borbulhas que se formam quando um espumante é servido. Dessa forma, é a melhor forma de se tomar cervejas champegnoises, como Lambic e Gueuze.

Lager

Perfeito para tomar um chopp com bastante espuma. (Imagem: Kuzmik_A/iStock)

Esse copo é mais conhecido por nós como o copo de chopp. Devido ao seu formato estreito na base e alargando até o topo, esse recipiente facilita a formação e manutenção da espuma. 

Cilíndrico

Muito comum em bares e restaurantes. (Imagem: EvilWata/iStock)

Como o nome já diz, esse copo tem um formato de cilindro, tendo o diâmetro da boca igual ao da base. É o recipiente perfeito para formar espuma e concentrar o aroma. Assim, é recomendado para cervejas do tipo Kölsch e Altbier.

Cálice

Além de deixar a bebida mais atraente, intensifica os aromas de sua composição. (Imagem: allanswart/iStock)

O Cálice é ótimo para servir cervejas frutadas. Com seu formato raso no fundo e a boca larga, o recipiente proporciona uma melhor recepção dos aromas. É o mais indicado para cervejas belgas especiais. 

Mass

Presença garantida em festivais como a Oktoberfest. (Imagem: SergeyPlyusnin/iStock)

Esse caneco de 1 litro de volume é o preferido dos festivais de cerveja. Suas paredes espessas ajudam a manter a temperatura da cerveja por mais tempo. É ótima para servir os estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager, Bitter e, é claro, chopp. 

Tumbler

Com espessura grossa, preserva a temperatura da cerveja por mais tempo. (Imagem: bangkok/iStock)

Com capacidade de 500 ml, esse copo é ótimo para cervejas do tipo Witbier. Além disso, possui um estilo sextavado que o torna único, sendo conhecido, inclusive, como o copo tradicional de uma marca de cerveja belga muito famosa.

Pokal

Perfeito para receber cervejas mais encorpadas. (Imagem: Евгений Уваров/iStock)

Esse copo de fundo arredondado e boca estreita preserva a espuma e a saída de perfumes. É recomendado para servir os estilos de cerveja mais carbonatadas como Lagers, Bock e Witbier.

Snifter

Ideal para reter a espuma de um boa cerveja escura. (Imagem: zmurciuk_k/iStock)

A Snifter é uma taça de bojo largo e boca estreita que retém espuma e concentra até os aromas mais voláteis. Dos copos de cerveja, esse é o ideal para servir cervejas complexas como a Barley Wine e Imperial Stout. 

Agora é só escolher sua cerveja, combinar com o copo certo e curtir os momentos de lazer com seus amigos. Apenas não se esqueça de beber com responsabilidade!