5 dicas de como dividir as tarefas domésticas

Dividir as tarefas domésticas pode ser uma das partes mais estressantes do casamento. Por isso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar.

Letícia Taets | 28 de Abril de 2022 às 17:00

Prostock-Studio/iStock -

Todos nós sabemos que a vida a dois é repleta de desafios. Começar uma nova família exige paciência, vontade e muito amor. Uma das partes mais estressantes nesse processo pode ser a divisão das tarefas domésticas: geralmente, há um lado que se sente sobrecarregado e ressentido por fazer a maior parte das tarefas enquanto o outro faz pouco e se exime da própria responsabilidade sobre o espaço em que mora.

Leia também: 8 dicas para lidar com conflitos no relacionamento

Para evitar que este desgaste atinja o seu casamento, é importante apostar em uma divisão de tarefas domésticas igualitária, em que ambos os cônjuges tenham igual carga de trabalho. Dessa forma, sobra mais tempo para você aproveitar numa boa com o seu amor.

Confira as 5 dicas que separamos para te ajudar nesse momento:

1. Dividam responsabilidades, e não apenas tarefas – e desista do controle se a tarefa não for sua.

Se lavar a roupa, passar o aspirador ou fazer compras é seu trabalho, cabe a você fazê-lo regularmente – sem precisar ser lembrado. É muito frequente, segundo os especialistas, que as mulheres mantenham o poder de programar o trabalho doméstico e que os maridos se vejam como ajudantes, não os executivos encarregados das tarefas. Por isso é importante que você e seu parceiro estejam em sintonia e tenham responsabilidade.

2. Façam uma tabela de tarefas semanal

Faça uma lista com todas as tarefas domésticas e fixe-a em um local visível. Sugira que ambos façam o que puderem. Após uma semana, mais ou menos, reúnam-se novamente e vejam se a divisão está funcionando, quem fez o quê e revejam os itens que ambos evitaram. Ninguém quer lavar as janelas ou passar as roupas? Alternem ou façam um trato. Guarde uma cópia da tabela de tarefas no computador, para que uma nova possa ser impressa e exibida toda semana – assim, você tem a satisfação de toda vez riscar um item concluído.

3. Trabalhem juntos

Transformar o trabalho de uma pessoa numa tarefa de duas pode ajudar a motivar o parceiro que normalmente não é responsável por lavar lençóis ou cortar a grama. Dividam a tarefa e vocês terão mais tempo a dois para conversar enquanto as mãos estiverem ocupadas. Especialmente tarefas que envolvem muito tempo e concentração como desentulhar o quartinho da bagunça ou arrumar armários podem ser bem mais leves se feitas em conjunto.

4. Aproveitem os pontos fortes de cada um

Dividir o trabalho por áreas de expertise é um bom começo – desde que ambos sintam que o resultado é satisfatório. Se você prefere lavar a louça e passar pano no chão e seu parceiro gosta de cozinhar e prefere limpar o sofá ou lustrar os móveis, por quê não aproveitar as inclinações naturais de cada um? Assim, as tarefas domésticas se tornam menos penosas de realizar.

5. Conversem um com o outro

Mulheres sobrecarregadas com as tarefas domésticas, os cuidados da casa, dos filhos e demais questões do cotidiano podem se ressentir da omissão e falta de participação dos maridos. Isto, por sua vez, pode levar a problemas maiores dentro do relacionamento, caso não haja diálogo entre os cônjuges. Se estiver se sentindo sobrecarregada, converse com seu parceiro para que juntos cheguem a uma solução e a mudanças efetivas. Por outro lado, se você perceber que sua esposa está fazendo tudo sozinha, converse com ela, se conscientize e mude de atitude.