5 dicas de como higienizar os produtos de beleza

Quer saber como limpar produtos de beleza de forma prática e eficiente? É mais fácil do que você imagina. Confira nossas dicas!

Letícia Taets | 4 de Abril de 2021 às 19:00

kinkate/Pexels -

Provavelmente você usa produtos de beleza como pincéis e esponjas de maquiagem. Mas com que frequência você realmente os limpa? Se você quer que todo o esforço que você coloca em sua rotina de cuidados com a pele valha a pena, então você deve limpar seus produtos de beleza com mais regularidade, não apenas pela sua saúde, mas para que durem mais tempo, sem que você precise se preocupar em como recuperá-los.

Além de evitar que bactérias se proliferem e que você acabe adoecendo, higienizar os produtos de beleza com regularidade é importante para mantê-los sempre com o máximo de eficiência.

Leia também: Como ter um kit de maquiagem gastando pouco

Um pincel para base que já foi muito usado sem ser higienizado, por exemplo, irá conter restos de produto que vão impedir a absorção da base pelas cerdas, fazendo com que você precise usar mais para obter o mesmo resultado que teria na maquiagem caso o pincel estivesse limpo.

Como limpar pincéis de maquiagem

1. Escolha o produto certo para fazer a limpeza

Limpar os pincéis de maquiagem não precisa ser uma tarefa muito difícil; você pode usar produtos que já tem em casa. Um shampoo suave ou sabonete líquido podem funcionar perfeitamente para ajudar a limpar a maquiagem ou sujeira que se acumulou nas cerdas com o tempo, sem danificá-las.

2. Limpe com delicadeza

Depois de escolher o melhor produto para limpar, é hora de começar a limpeza. Abra a torneira e deixe correr água morna. Comece molhando seu pincel de maquiagem sujo. Em seguida, esprema uma pequena quantidade de shampoo ou limpador facial na palma da sua mão.

Pegue alguns pincéis de cada vez e agite as cerdas em sua mão para ajudar a soltar os detritos. Depois que seus pincéis estiverem com espuma e começarem a mudar de cor, eles estão prontos para serem enxaguados.

Repita essas etapas até que a água comece a correr límpida e suas ferramentas tenham retornado à cor original.

No entanto, não se esqueça que certos produtos de maquiagem em tons escuros podem ter manchado permanentemente seus pincéis de maquiagem de cor clara.

Como limpar esponjas de maquiagem

1. Use um recipiente com água e sabonete líquido

Primeiro, molhe sua esponja de maquiagem suja. Em seguida, despeje uma pequena quantidade de shampoo ou sabonete líquido e de água em um recipiente. Massageie o produto de limpeza de sua escolha na esponja para soltar a maquiagem.

2. Enxágue e repita

Enxágue, esprema o excesso de água e repita o processo conforme necessário. Deixe a esponja secar sobre uma toalha e guarde-a em um local fresco e seco.

Como limpar alicates e cortadores de unha

1. Use álcool isopropílico e uma escovinha

Em uma tigela pequena, mergulhe uma escovinha de cerdas macias em álcool isopropílico por cinco minutos para que as cerdas absorvam o álcool. Em seguida, adicione um pouco de sabonete antibacteriano em sua escovinha já com o álcool e esfregue-a nos seus produtos de beleza em pequenos círculos até que estejam completamente limpos. Lave em água morna para remover qualquer espuma de sabão restante.

Para garantir que seu alicate e cortador de unha não desenvolvam nenhum mofo, certifique-se de secá-los bem com uma toalha de papel e guarde em um saco plástico para evitar contaminação.