3 dicas para escolher o revestimento ideal para a sua cozinha

Escolher o revestimento ideal para sua cozinha pode ser difícil: com tantas opções à disposição, é preciso levar em conta o que se quer.

Letícia Taets | 8 de Maio de 2021 às 13:00

Max Vakhtbovych/Pexels -

A cozinha é, sem sombra de dúvida, um dos cômodos mais importantes e queridos de uma casa. É lá que preparamos nossas refeições e, quando há espaço, nos reunimos com quem amamos para um almoço, jantar ou café bem aconchegantes. Para deixar esse espaço ainda melhor, no entanto, é bom pensar em como escolher o revestimento ideal para ele.

Por que a cozinha precisa de revestimento?

Imagem: Aerts/iStock

Como a cozinha costuma ser um espaço bastante utilizado na casa, é normal que o desgaste neste cômodo ocorra de forma bastante rápida: entre derramamentos e gotejamentos, calor e utensílios que caem no chão, e a circulação de pessoas, que pode ser grande e constante.

Nesse sentido, optar por revestimento na cozinha não é uma questão apenas de deixá-la mais bonita e bem decorada, mas também de protegê-la de se desgastar mais rápido do que deveria.

Revestimento para parede da cozinha

A gordura, fumaça e óleo constantes no cômodo são péssimos para as paredes. Por essa razão, é considerada uma opção bastante comum optar por revestimento nas paredes da cozinha. Alguns dos materiais mais comuns são azulejo, pastilhas de vidro, mármore, cimento queimado e pedras.

Revestimento para o piso da cozinha

O piso da cozinha deve ser capaz de aguentar diversas situações e perigos como os citados acima: pingos de óleo e água, utensílios que caem etc. Nem todo material é adequado para este local, e alguns materiais irão durar mais, com menos manutenção, do que outros.

Algumas das opções mais utilizadas para piso de cozinha são:

Revestimento para bancada da cozinha

A bancada da cozinha também pode sofrer com os efeitos das atividades de todo dia do cômodo. Por isso, é importante escolher um material para o revestimento da sua bancada que não apenas seja bonito, mas que também seja de fácil limpeza e manutenção.

Para a bancada da cozinha, alguns dos materiais mais utilizados são:

3 dicas para escolher o tipo ideal para a sua cozinha

Imagem: pisittar/iStock

1. Leve em conta o estilo da sua casa

Se a sua casa é toda retrô, uma cozinha com revestimento em concreto vai se destacar de forma negativa e parecer fora do lugar. Da mesma forma, em uma casa de decoração ao estilo industrial, uma bancada com revestimento de pastilhas de vidro pode parecer esquisita.

Por isso, antes de escolher o(s) material(is) para o revestimento, é importante entender a identidade da sua casa como um todo e o que você deseja para a sua cozinha em termos de decoração e estilo.

2. Pense na durabilidade do material

Como a cozinha é quase sempre muito usada, a durabilidade do material é fundamental: por exemplo, granito e mármore são bem mais caros do que a média dos outros materiais, mas duram muito mais. Madeira de lei também costuma durar bastante, a não ser em casos de infestação de cupins, por exemplo.

O porcelanato, por sua vez, deve ser trocado após alguns anos de uso. Já as pastilhas de vidro, quando bem conservadas, podem durar a vida inteira, durando bem mais do que a cerâmica, por exemplo.

3. Considere a facilidade para limpar

Se estiver pensando em revestir sua cozinha de branco ou de outras cores claras, tome cuidado! Algumas manchas podem ser dificílimas de tirar e podem acabar nem mesmo saindo.

Também é importante escolher materiais que possuam bastante tolerância à água e aos produtos químicos usados para limpeza no geral. Os revestimentos mais fáceis de limpar são o piso vinílico, a cerâmica, o porcelanato, o mármore e as pastilhas. O granito de cor escura, por sua vez, é bem mais fácil de limpar do que o mármore.