Pintura setorizada: renove sua casa um pouco de cada vez

Já ouviu falar de pintura setorizada? A nova tendência do mundo da decoração é uma ótima ideia para quem ama cores e quer inovar!

Letícia Taets | 3 de Abril de 2021 às 17:00

Reprodução/Pinterest -

Se você se liga em decoração, certamente já ouviu falar em pintura setorizada, uma nova forma de fazer pinturas de parede criativas em casa. Essa nova tendência de decoração deixa qualquer ambiente bonito e renovado.

Realizar uma pintura setorizada é mais simples do que você pensa, basta pintar as paredes de casa por áreas delimitadas, as seções, como o próprio nome já diz. Em vez de pintar a parede por completo, você pode escolher blocos da parede ou do teto, de acordo com sua preferência. Dessa forma, é possível criar efeitos na decoração do seu cantinho, como o de amplitude e o de profundidade.

Existem três maneiras principais de fazer pinturas setorizadas em casa.

1. Efeito caixa

Nesta modalidade da pintura setorizada, o objetivo é delimitar espaço e criar a ilusão de profundidade em um cômodo sem a necessidade de quebrar paredes. Neste caso, o ideal é que a pintura vá do teto ao chão. Antes de começar a usar suas tintas, é importante levar em consideração o estilo de decoração do quarto e as cores predominantes no espaço. Criar um degradê pode ser bastante interessante também.

A combinação de cinza com branco cai muito bem. (Imagem: Reprodução/Pinterest)
Uma linda combinação de cores para o quarto das crianças. (Imagem: Reprodução/Pinterest)

2. Meia parede

A meia parede é usada principalmente para dar uma sensação de amplitude no seu cômodo. Ao olharmos para a parede, nossos olhos percorrem a linha horizontal, causando a ideia de um espaço mais amplo. É bacana escolher cores que funcionem de forma harmônica, preferencialmente sem optar por cores complementares, por exemplo. Veja abaixo:

A combinação de verde menta com branco é bonita e sofisticada. (Imagem: Reprodução/Pinterest)
Tom pastel + branco + plantas = combinação perfeita. (Imagem: Reprodução/Pinterest)

3. Parede gráfica

Se você não tem medo de ousar, a parede gráfica é para você! Podendo optar por formas geométricas como um arco ou um círculo, ou até mesmo formas abstratas, a parede gráfica é um grande fashion statement para o seu lar. Também é possível que a parede gráfica delimite espaços e, ainda, crie uma sensação de amplitude no seu cômodo. Confira exemplos abaixo:

Um arco terracota fica sofisticado para o quarto do casal. (Imagem: Reprodução/Pinterest)
Arco lateral também funciona. (Imagem: Reprodução/Pinterest)

Gostou da pintura setorizada? Conheça também a pintura orgânica: conheça a tendência que vai transformar a sua casa.