Piso vinílico: saiba quais são as vantagens e desvantagens

Pensando em decorar ou redecorar a casa? Que tal apostar em um novo piso? Descubra o que é e as vantagens e desvantagens do piso vinílico.

Ana Luiza Vasconcelos | 12 de Junho de 2021 às 17:00

KatarzynaBialasiewicz / iStock -

Se está querendo decorar a sua casa, uma das primeiras coisas que se deve escolher é o piso. Afinal, o piso diz muito sobre os diferentes ambientes da casa e também irá ditar o clima daquele recinto, se vai ser um lugar mais rústico com piso de madeira ou mais urbano com piso frio de azulejo, por exemplo. Mas você já conhece o piso vinílico?

Descubra agora o que é o piso vinílico e quais são as vantagens e desvantagens de optar por ele em sua residência.

O que é o piso vinílico?

Existem 3 tipos de aplicações de pisos vinílicos: em manta, em régua e em placas de encaixe. Créditos: andreygonchar / iStock

Sendo cada vez mais utilizado em construções brasileiras, o piso vinílico é feito de PVC numa mistura com outros elementos como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Ele é parecido com o piso laminado e facilmente confundido com o piso emborrachado por ser suave ao pisar, apesar de não conter borracha em sua composição. Também é muito flexível, resistente e é acústico.

Existem três tipos de piso vinílico: em manta, em régua e em placas de encaixe.

Vantagens do piso vinílico

1. Fácil de limpar

Um pano umedecido com uma solução de água e detergente basta para deixar esse piso brilhando, porém, os pisos vinílicos colados também podem ser lavados, basta não deixar água empoçada.

2. Rápida instalação

Pisos vinílicos podem ser instalados com sistema de encaixe fácil ou colando diretamente sobre o piso já existente e, quando feito por profissionais, o resultado será mais rápido que se aplicassem cerâmica, além de gerar menos poeira e sujeita.

3. Variedade de cores, formatos e texturas

Existe uma imensa variedade de cores e estilos de piso vinílico. Créditos: Zephyr18 / iStock

A grande variedade de cores, formatos e texturas, desde padrões mais modernos até os mais clássicos como os amadeirados, têm a capacidade de agradar vários gostos diferentes, além de servir para diversos ambientes.

4. Manutenção descomplicada

O piso vinílico é resistente e demanda pouca manutenção, desde que você tenha o mínimo de cuidado com ele como não deixar água empoçada. Além disso, se uma placa for danificada, não é necessário fazer grande reforma, basta trocar a placa por uma nova.

5. Conforto acústico

Se você tem crianças ou animais de estimação que fazem barulho quando caminham e correm pela casa, o piso vinílico pode aliviar já que absorve consideravelmente o som causado pelo impacto ao caminhar.

6. Conforto térmico

Diferente dos pisos frios, o piso vinílico proporcionam maios conforto térmico, por ser considerado um piso atérmico, ou seja, não é influenciado pela temperatura exterior. É perfeito para caminhar com pés descalços, mesmo em dias mais frios.

7. Segurança na queda

O piso vinílico é indicado para lares com crianças e idosos. Créditos: galitskaya / iStock

Por ser mais flexível com capacidade de absorção de impacto, é recomendado até para superfícies esportivas de alta performance. Também indicado para lares com idosos e crianças devido a menor chance de causar danos que outros pisos em caso de acidentes domésticos.

Desvantagens

1. Locais úmidos

Por não ter muito resistência em contato direto e prolongado com a água, não é recomendado para locais onde isso possa ocorrer, mesmo que por acidente, como a cozinha, o banheiro e áreas de serviço.

2. Rodapé

Nem todos os pisos vinílicos vêm com opções de rodapé, ou seja, verifique o rodapé e os acabamentos antes de colocar o piso para que não haja problemas.

3. Desgaste

Com o tempo, o piso pode apresentar arranhões e sua pigmentação pode desbotar com o tempo.