Celular e academia: uma complexa relação

No texto da coluna dessa semana, o personal André Messias explica como o uso do celular durante o treino da academia pode ser prejudicial.

André Messias | 25 de Fevereiro de 2021 às 18:00

Crédito: Bojan89 -

“Qual é o próximo exercício que faremos?”, perguntou minha aluna Tatiana. Estávamos na metade do treino e iríamos para a cadeira extensora. Havia uma aluna no aparelho e como nem todos os alunos gostam de revezar, fomos para outro. Terminamos as séries e tentamos novamente fazer a cadeira extensora. A mesma aluna ainda estava na máquina.

Fizemos mais dois exercícios e a aluna permanecia na cadeira extensora. Durante todo esse tempo, não a vi fazendo nenhum movimento e os olhos estavam fixos na tela do celular.

Fui até a aluna e lhe perguntei: “podemos revezar o aparelho, pois minha aluna já fez todos os outros de seu programa e não há mais o que pular?” 

Eis que ela me responde: “já terminei.”

A conclusão da cena é que a aluna ficou mais de 10 minutos no aparelho sem fazer um movimento sequer. Tatiana, minha aluna particular, ficou furiosa e desabafou: “pô André, brincadeira isso, né, a pessoa vem pra academia e fica vendo rede social, ocupando o aparelho enquanto outras pessoas querem usar?!? Depois reclama que não vê resultados…”

É preciso estar plenamente presente no treino para alcançar os objetivos

Imagem: iStock

Todos sabemos que o celular representa uma ferramenta pessoal e profissional e muitas coisas são resolvidas por meio de seu uso. Entretanto a academia é um local em que é preciso bom senso e a consciência de que muitas pessoas estão ali para treinar e precisam dos aparelhos.

Leia também: Individualidade biológica: é preciso respeitá-la

É inadmissível uma pessoa permanecer 15 minutos no mesmo aparelho sem realizar um movimento sequer e ir para a academia por conta do wi-fi (já ouvi isso de muitos alunos). 

Quando a pessoa está com o seu celular quase sempre o pensamento está no que aparece diante da tela e muitas variáveis essenciais do treinamento são negligenciadas. Ademais, é preciso estar plenamente presente no treino para que os objetivos sejam alcançados.

Corpo e mente precisam estar ali, naquela máquina, naquele halter, naquele movimento. Costumo dizer para meus alunos que o treino é uma das poucas coisas que a pessoa faz por si, então precisa se dedicar e dar o seu melhor.

Caso a pessoa precise do wi-fi da academia, por exemplo, pode esperar o término do treino para resolver suas pendências (infelizmente na maioria das vezes não são pendências e certamente algo que poderia ficar para depois). 

Costumo pedir aos meus alunos que deixem o celular na bolsa quando a aula for começar. Todos precisam de um momento em que sejam os protagonistas. A atividade física ajuda muito nesse processo. Há várias razões cientificamente comprovadas para toda e qualquer pessoa ser fisicamente ativa e ter mais saúde e qualidade de vida.

A musculação, por exemplo, gera ganho de força e massa muscular, ajuda no emagrecimento e previne muitas doenças, como diabetes e hipertensão. Portanto é preciso levá-la a sério, se doar e dedicar. Recebemos o que damos. 

Quando chegar na academia para realizar seu programa de exercícios, deixe seu celular na bolsa, foque no treinamento, reserve esse momento para você. Foi como Tatiana me disse: “minhas aulas com você não são um custo, mas sim um investimento em mim, na minha saúde e principalmente na minha vida. Então eu que não desperdiço um minuto sequer para ficar vendo celular.”

É preciso deixar os problemas fora do treino, fora da academia e muitas vezes o celular é uma grande fonte de problemas. Que tal ele ficar de fora do seu treino na próxima vez?