Fique atento à importância da hidratação

Como está a sua hidratação? Saiba beber pouca água pode ter consequências sérias. Leia mais sobre isso aqui.

André Messias | 5 de Novembro de 2020 às 20:00

jacoblund/iStock -

Estava na academia aguardando minha aluna chegar. Eram 21 horas e ela finalmente chegou. Começamos o treino e percebi que Branca não estava rendendo bem. Os mesmos exercícios, as mesmas cargas e um esforço maior do que o habitual.

Perguntei se estava tudo bem e ela disse que estava se sentindo fraca e sem forças. Continuamos o treino, porém o rendimento estava altamente comprometido. Já não era a primeira vez que Branca chegava para treinar naquele estado. Perguntei sobre a alimentação do dia, como fora o dia de trabalho e se havia dormido bem. 

Ela me respondeu que havia dormido, se alimentado bem e que a jornada de trabalho havia sido normal. Seguimos com o treino e o rendimento só piorava. Tive de fazer muitos ajustes, tais como aumentar o tempo de intervalo e diminuir a carga da maioria dos exercícios.

Após alguns exercícios, falei com Branca: olha a hidratação, você não bebeu água ainda. Eis que ela vira e me fala: André, primeira água do dia. Pronto: estava aí o problema. Passavam das 21 horas e ela não havia se hidratado ao longo dia. Questionei, falei da importância (na verdade é essencial) de beber água ao longo do dia e ela argumenta: “Correria, André, ainda mais com máscara. Fica difícil.”

Interrompi o treino e só voltamos quando Branca havia tomado 500ml de água. Branca levou um puxão de orelhas e segundo ela, passou a prestar mais atenção durante os dias.

Preste atenção!

Imagem: Maurício Mascara/Pexels

O caso de Branca acontece com muitas pessoas. A corredia do dia-dia, o uso de máscara, o excesso de tarefas são razões que fazem com que as pessoas tomem pouca água (e no caso de Branca, nenhuma). Isso é preocupante e preciso ser revisto.

A água exerce inúmeras funções em nosso organismo como, por exemplo:

Portanto, a hidratação é essencial e não apenas para quem pratica exercícios físicos. Hoje em dia existem aplicativos que avisam o horário de beber água e podem ser uma ferramenta para muitas pessoas. É importante citar que não se deve esperar o momento da sede para beber água, pois a sede já indica que a pessoa está desidratada.

Em geral, recomenda-se o consumo de 2l de água por dia, todavia esse valor pode variar de acordo com o organismo da pessoa e suas funções (em dias de maior consumo de alimentos, por exemplo, deve-se ingerir mais água, assim como nos dias de treino).

Deve-se procurar beber água ao acordar, uma vez que foram horas dormindo e sem ingerir água e é um ótimo momento para a pessoa garantir ao menos uma quantidade razoável de água.

Para as pessoas que querem emagrecer, beber um copo de água antes das refeições irá ajudar a comer menos, podendo ser um aliado. A cor da urina é uma ótima forma de verificar o estado de hidratação (prática um pouco mais difícil para as mulheres): quanto mais escura, maior a necessidade de beber água. Deve-se procurar estar com a urina clara.

Fique atento. Dê pausas em seu dia. Respire. Tome um copo de água e em seguida volte a fazer o que estava fazendo. Nossa saúde depende de nossas escolhas.