5 erros comuns no uso da máscara contra covid-19

As máscaras de proteção são grande aliadas na prevenção da Covid-19. No entanto, é bem comum cometermos alguns erros no uso das máscaras. Saiba mais!

Thaynara Firmiano | 28 de Agosto de 2020 às 12:00

dmbaker/iStock -

As máscaras de proteção são grande aliadas na prevenção da Covid-19. No entanto, é comum que alguns erros sejam cometidos em seu uso. Sua eficácia tem sido testada constantemente e as formas de uso correto são disseminadas para a população.

A importância do uso correto é justamente o principal aliado na prevenção do novo coronavírus. Confira abaixo a lista com alguns dos erros comuns no uso da máscara.

Leia também:Novo estudo revela as melhores e piores máscaras contra Covid-19

1. Usar a máscara com nariz ou boca expostos

A máscara precisa cobrir nariz e boca. (Imagem: Dragana991/iStock)

A máscara de proteção foi desenvolvida para proteger nariz e boca. Quando usada de forma em que um dos dois, ou ambos estejam expostos, ela perde seu efeito protetor. 

2. Máscara no pescoço ou pendurada na orelha

Usa a máscara no pescoço não protege e ainda contamina o material .
(Imagem: Lakshmiprasad S/iStock)

Além de não proteger nariz e boca, a utilização da máscara desta forma ainda causa a contaminação da máscara. Logo, quando a máscara voltar a cobrir nariz e boca, pode já está com o coronavírus. 

3. Mexer na máscara para ajustar sem higienizar as mãos

Tocar na máscara sem higienizar as mãos pode contaminá-la. (Imagem: Gustavo Fring/Pexels)

Além da máscara, o álcool em gel, as formas de lavar as mãos corretamente também são discutidas. Ao tocar na máscara sem estar com a mão higienizada, você pode também contaminá-la. Fazendo com que sua função não seja cumprida corretamente.

Leia também: 10 erros comuns na hora de lavar as mãos

4. Guardar a máscara suja na bolsa ou bolso

O uso das máscaras de proteção tem de ser feito de forma correta. (Imagem: AndreyPopov/iStock)

Em caso de contaminação da máscara, ao guardá-la em sua bolsa ou bolso pode gerar a contaminação de várias outras superfícies ou objetos. 

5. Deixar o óculos embaçar com a máscara

O uso correto da máscara com óculos não causa embaçamento da lente. (Imagem: Ajr_imagens/iStock)

Uma reclamação comum entre pessoas que usam óculos é que a máscara atrelada ao uso do óculo causa o embaçamento da lente. Esse problema, no entanto, indica que a máscara não está sendo usada de forma correta.