App ‘Coronavírus – SUS’ tira dúvidas e ajuda no diagnóstico; saiba como usar

O “Coronavírus - SUS” é um app do Ministério da Saúde que pretende auxiliar a população durante a pandemia causada pelo Covid-19. Com ele, os usuários

Ana Marques | 13 de Março de 2020 às 19:30

Ana Marques/Seleções -

O “Coronavírus – SUS” é um app do Ministério da Saúde que pretende auxiliar a população durante a pandemia causada pelo Covid-19. Com ele, os usuários podem consultar os endereços da unidades de saúde próximas em um mapa, além de tirar dúvidas sobre a doença e seus sintomas. Há ainda uma área de notícias atualizada com as últimas informações oficiais sobre o coronavírus no Brasil.

Disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS), o “Coronavírus – SUS” já teve mais 100 mil downloads somente na Google Play Store. A seguir, saiba o passo a passo de como usar o app no seu celular.

Coronavírus na Internet: criminosos usam surto como isca para golpes

Passo 1. Após baixar e instalar o app “Coronavírus – SUS”, abra o programa em seu smartphone. Inicialmente, você terá acesso a um mapa com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas. Toque sobre uma de sua preferência para visualizar endereço e telefone de contato.

Pode ser que o app precise de uma permissão para acessar os serviços de GPS – caso isso aconteça, basta tocar em “Permitir” na mensagem que aparecer na tela.

Passo 2. Caso você esteja com algum problema de saúde, use a área “Como está sua saúde nesse momento?”. Para isso, toque em “Mal” e responda o questionário seguinte. No final, o app usará suas respostas para avaliar se os sintomas podem estar associados ao novo coronavírus.

O app ressalta que este não é um diagnóstico. Portanto, a recomendação para quem recebe o alerta de possibilidade de infecção é procurar atendimento médico.

Passo 3. Use o menu inferior para acessar a aba “Dicas”. Por lá, você encontrará informações sobre o que são coronavírus, sintomas, transmissão, prevenção e diagnóstico da doença. É possível também ter acesso a informações e recomendações para viajantes, e à plataforma de checagem de fatos do Ministério da Saúde, para evitar cair em Fake News.

Passo 4. Por fim, na última aba do menu inferior, você terá acesso às últimas notícias oficiais sobre o coronavírus no Brasil.

Quer saber mais sobre o coronavírus e como se proteger dele? Ouça o que tem a dizer a infectologista Débora Otero.