Rio de Janeiro tem primeiro ‘caso gravíssimo’ de coronavírus

Rio de Janeiro registrou o primeiro paciente em estado gravíssimo em decorrência do coronavírus. Confira recomendações médicas.

Julia Monsores | 16 de Março de 2020 às 11:22

Thirawatana Phaisalratana/iStock -

O Rio de Janeiro registrou o primeiro paciente em estado gravíssimo em decorrência do coronavírus. O paciente é um médico de 65 anos. Ele é o 25º caso confirmado no Estado.

Coronavírus: saiba mais sobre grupos de risco, sintomas, transmissão e tratamentos

O médico é da cidade do Rio, não tem histórico de viagens nos 14 dias que antecederam a manifestação dos sintomas nem contato direto com outros casos confirmados ou suspeitos. Ele está internado em um hospital da rede particular.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ele apresentou sintomas de febre, tosse e dificuldades respiratórias no dia 11 de março.

A recomendação é permanecer em casa

Em Niterói, um paciente jovem está internado e respira com ajuda de ventilação mecânica. Em nota divulgada pelo governo fluminense, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, faz um apelo.

“A população precisa ficar em casa. Só assim poderemos conter essa epidemia. Se isso não acontecer, teremos outros casos semelhantes ao deste idoso. Precisamos proteger nosso pais e avós, que são mais vulneráveis”, diz.

Mantido o ritmo, poderão ser 24 mil casos de coronavírus confirmados em abril

Em entrevista à Rede Globo, o secretário fez uma projeção: mantido esse ritmo, o Estado do Rio poderá chegar a 24 mil casos confirmados em abril.
O estado do Rio de Janeiro encontra-se no nível 2 do seu plano de contingência. Na cidade do Rio de Janeiro, já foram registrados casos de transmissão comunitária.

Coronavírus: confira novas recomendações médicas de higiene e etiqueta

Por Folhapress