Coronavírus: médicos recomendam novos hábitos de higiene e etiqueta

Médicos pedem que brasileiros mudem hábitos de etiqueta respiratória e higiene pessoal para evitar contaminação pelo novo coronavírus, saiba mais.

Iana Faini | 13 de Março de 2020 às 12:00

Wavebreakmedia/iStock -

A chegada do novo coronavírus está fazendo com que os brasileiros reaprendam os hábitos de etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar e de higiene pessoal para evitar contaminações de doenças.

Segundo os médicos infectologistas e sanitaristas ouvidos pela reportagem, a principal recomendação é lavar as mãos ou usar álcool gel sempre que tocar em alguma superfície que possa estar contaminada, como após usar o transporte público, antes das refeições ou após ir ao banheiro. Assim, a possibilidade de contrair o novo coronavírus diminui.

Mas também é preciso aprender a forma correta de tossir ou espirrar, evitando o uso das mãos e dando preferência a papel descartável, que deve ser jogado no lixo após o uso e não deixado sobre o sofá ou a mesa de trabalho, por exemplo.

“Quando a pessoa tosse ou espirra nas mãos, ela lança gotículas nas mãos e, com isso, armazena os vírus nas mãos, podendo transferi-los para outra pessoa ou superfície ao tocá-las. Quando faz a higienização, você remove toda a sujeira que estiver nas mãos, inclusive os vírus que lá estão depositados”, afirmou o infectologista Claudio Gonsalez, infectologista do Hospital Emílio Ribas.

Outras recomendações

Além da higienização e do cuidado ao tossir ou respirar, infectologistas também recomendam evitar os cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mãos, ações que são muito comuns entre os brasileiros.

Para evitar um possível contágio, a recomendação é trocar o toque por um cumprimento à distância ou até mesmo com um aceno de mão ou um “joinha” com o polegar.

“A recomendação é evitar os cumprimentos com toque porque a transmissão comunitária do coronavírus deve ocorrer já nas próximas semanas. Assim, evitamos a contaminação”, disse a sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospital Emílio Ribas.

Etiqueta respiratória

Ao tossir ou espirrar:

Ao higienizar nariz e boca:

Lavagem das mãos ou higienização com álcool gel:

Distância mínima de pessoas resfriadas ou com gripe:

Cumprimentos:

Sugestões de cumprimentos:

Uso de máscaras:

Higiene do celular:

No trabalho:

Durante isolamento domiciliar de paciente com covid-19:

Higiene da casa:

Fontes: Infectologista Cláudio Gonsalez e sanitarista Ana Freitas Ribeiro, do Hospital Emílio Ribas.

REGIANE SOARES / FOLHAPRESS