Covid-19: Saiba como o coronavírus pode afetar o seu coração

Estudos sugerem que o coronavírus pode causar problemas cardíacos mesmo em pessoas que não apresentam nenhum sintoma da Covid-19. Entenda!

Elen Ribera | 6 de Outubro de 2020 às 12:30

Stockcrafter/iStock -

Quando os especialistas em saúde começaram a rastrear o novo coronavírus, eles acreditaram que a infecção que ele causa – a Covid-19 – tinha como alvo principal os pulmões. Contudo, eles notaram outra coisa: 20% a 30% das pessoas hospitalizadas com a doença apresentavam sinais de danos cardíacos, de acordo com um estudo publicado em junho de 2020 na Heart Rhythm.

Leia também: 5 coisas que toda mulher deveria saber sobre doenças cardíacas.

Os pesquisadores inicialmente atribuíram isso ao fato de que os pacientes estavam gravemente enfermos; então, era natural que seus corações também ficassem comprometidos.

Mas à medida que pesquisas sobre os efeitos da Covid-19 foram avançando, os especialistas descobriram que não são apenas os pacientes em estado crítico que têm problemas cardíacos.

O que a Covid-19 causa?

Um estudo publicado em setembro de 2020 na revista médica JAMA Cardiology mostra que o coronavírus pode prejudicar o tecido cardíaco; mesmo em pessoas que tiveram sintomas leves ou até nenhum sintoma. E, embora seja muito cedo para ter certeza, outro estudo publicado na edição de julho na mesma revista sugere que esse dano pode ser permanente.

“Este vírus infecta quase todos os órgãos do corpo e o coração não é exceção”, diz Oscar Cingolani, do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore.

Veja, a seguir, o que acontece quando há uma inflamação no coração.