Conheça o glossário da Covid-19

Tire suas dúvidas em nosso glossário dos termos que estão sendo usadas no dia a dia para falar da Covid-19. Siga as orientações dos órgãos de saúde.

Elen Ribera | 23 de Abril de 2020 às 09:00

Devonyu/iStock -

Para a Covid-19, estão sendo usados termos que não faziam parte do nosso vocabulário diário. Agora prestamos atenção a cada palavra usada, mas às vezes nos confundimos um pouco. Veja abaixo o significado de cada palavra e expressão que estão no dia a dia:

Achatar a curva – Reduzir ao máximo o ritmo de transmissão do vírus, para que todos que precisem tenham o atendimento nas UTIs, minimizando o número de mortes.

Cloroquina – Medicamento usado no tratamento e profilaxia de malária artrite reumatoide e lúpus. Para o tratamento da Covid-19 não se mostrou eficaz.

Covid-19 – Desde fevereiro a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a chamar oficialmente a doença causada pelo novo coronavírus de Covid-19. COVID significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), e “19” se refere a 2019, pois foi quando registrado o primeiro caso da doença.

Crescimento exponencial – Se caracteriza por um constante aumento percentual por um período de tempo. O engenheiro J. Eduardo M. Guimarães explica em vídeo o que é o crescimento exponencial e como ele poderia ser aplicado ao contágio do coronavírus. 

O distanciamento social é imprescindível, alertam órgãos de saúde.

Distanciamento social – É a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para reduzir a velocidade de transmissão do vírus.

Distanciamento social intermitente – A tendência é que o novo coronavírus passe a circular todos os anos, ou a cada dois anos. Então poderá ser necessário que voltemos a tomar algumas medidas.

EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, como máscaras, luvas, capotes para a segurança no trabalho.

Isolamento – Medida tomada para separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios) das não doentes, para evitar a propagação do vírus. 

Lock down O bloqueio total, também chamado de contenção comunitária, restringe a interação entre as pessoas e interrompe qualquer atividade por um curto período de tempo. 

N95 – O respirador N95, equivalente à máscara PFF2, é um dos  EPIs mais indicados para trabalhadores expostos a ambientes contaminados por aerossóis. A capacidade de filtração da máscara é de 95%.

Nitazoxanida – Substância do vermífugo vendido com o nome comercial Annita. Não há remédio para a Covid-19, mas os pesquisadores estão testando várias substâncias para o combate ao novo coronavírus.

Novo coronavírus – O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e o novo coronavírus é o que causa a Covid-19, também chamada de Sars-CoV-2, novo tipo de vírus do agente coronavírus.

O que é pandemia?

Pandemia – Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença.

Quarentena – A quarentena pode ser aplicada quando há uma pessoa que volta de viagem internacional e para contatos domiciliares de caso suspeito ou confirmado de coronavírus. Assim, pode haver quarentena em um navio, um bairro ou uma cidade.

R0 – É a taxa de transmissão do vírus, número de reprodução básico (R0) que é usado para medir o potencial de transmissão. Isto é, esse número é uma média de para quantas pessoas um paciente infectado é capaz de transmitir a doença. Por exemplo, o R0 estabelecido para o sarampo é 15. 

Respirador – Máscara que faz uma vedação firme sobre a boca e o nariz.  

Sars ou Srag – A sigla em inglês, mais usada, significa “severe acute respiratory syndrome″. Em português, “síndrome respiratória aguda grave″.

Sars-CoV-2 – Nome oficial para a “síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2″.

Teste RT-PCR – Reverse transcription polymerase chain reaction, em português, Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. Também chamado de teste molecular, ele busca a presença do vírus no organismo por meio da análise de material coletado da garganta e nariz do paciente por “swab”

Transmissão comunitária – Quando a transmissão do vírus acontece entre a população. Ou seja, sem que o paciente infectado tenha estado em países com a doença, ele transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou.

UTI – Unidade de Terapia Intensiva, onde são atendidos os pacientes mais graves.

Ventilador – Ventilador pulmonar é um dispositivo automático conectado às vias aéreas do paciente para aumentar ou prover a ventilação mecânica nos leitos de UTI. 

Conheça as fontes oficiais para não cair em fake news.