Covid-19: quando a saturação de oxigênio é considerada baixa?

Com a covid-19, expressões como saturação de oxigênio entraram no vocabulário popular. Mas você sabe o que isso significa? Aprenda aqui.

Letícia Taets | 7 de Março de 2021 às 14:00

Prostock-Studio/iStock -

Antes da pandemia, eram raras as conversas e dúvidas sobre níveis de oxigênio no sangue. Este tipo de assunto costumava a ficar restrito a hospitais e consultas médicas.

No entanto, a Covid-19 nos mostrou como a saúde pulmonar e os níveis de oxigênio estão profundamente interligados.

O que significa a saturação de oxigênio no sangue?

O nível (ou saturação) de oxigênio no sangue mede a quantidade de oxigênio circulando com os glóbulos vermelhos. É importante que o oxigênio do corpo passe dos pulmões para o sangue pois os nossos órgãos vitais, como cérebro e coração, necessitam de oxigênio para funcionar.

Você pode medir o nível de oxigênio no sangue com um oxímetro, que nada mais é do que um pequeno dispositivo com esse objetivo que se encaixa na ponta do dedo.

Qual é o nível normal de oxigênio no sangue?

O oxímetro ilumina os minúsculos vasos sanguíneos do seu dedo e mede o oxigênio a partir da luz, que é refletida de volta. Através da oximetria, o nível de oxigênio no sangue é medido como uma porcentagem: de 95 a 100 por cento é a concentração de referência.

É considerada falta de oxigênio no sangue quando esta porcentagem está abaixo de 88%. Se você vir porcentagens nesse nível ou abaixo, entre em contato com seu médico imediatamente ou vá ao centro de atendimento urgente ou pronto-socorro mais próximo.

Como a Covid-19 afeta os níveis de oxigênio no sangue?

Baixa oxigenação do sangue é um dos sintomas mais preocupante da Covid-19. Imagem: Prostock-Studio/iStock

Algumas pessoas com COVID-19 apresentam baixa saturação de oxigênio no sangue. Se você foi exposto ao COVID-19, ou testou positivo, mas não apresentou sintomas, não há necessidade de verificar o nível de oxigênio no sangue.

No entanto, se você desenvolver sintomas, verifique a sua saturação (SpO2). Se estiver baixo ou você notar que está caindo, entre em contato com seu médico.

Há outras ocasiões em que devo verificar meus níveis de oxigênio no sangue?

Se você tem problemas pulmonares ou cardíacos, seu médico pode querer que você verifique rotineiramente seus níveis de oxigênio no sangue em casa.

A medição rotineira de nível de oxigênio no sangue é recomendada em doenças:

O que causa baixo teor de oxigênio no sangue

Diferentes situações podem causar baixos níveis de oxigênio: