Uso diário de óculos pode ajudar a proteger contra Covid-19, diz estudo

O uso diário do óculos pode servir como um escudo protetor contra o coronavírus, de acordo com estudo feito na China. Confira mais detalhes.

Yulli Dias | 19 de Setembro de 2020 às 16:00

Lisa Fotios/Pexels -

Pessoas que fazem o uso diário de óculos por longos períodos estão menos expostas à infecção pelo novo coronavírus, segundo um estudo divulgado na quarta-feira (16) na revista científica JAMA Ophthalmology, publicada pela Associação Médica Americana (AMA).

No artigo, pesquisadores de Instituições de Saúde e Pesquisa da China descrevem um estudo feito com um grupo de 276 pacientes hospitalizados com a Covid-19 na cidade de Suizhou, próxima a Wuhan, na província de Hubei, marco zero do coronavírus.

Dos internados, apenas 16 (5,8%) usavam óculos por mais de 8 horas por dia, todos pelo mesmo motivo: miopia. Na província de Hubei, cerca de 31,5% das pessoas com a idade média dos participantes da pesquisa (42 a 57 anos) são míopes, segundo o estudo.

Para os cientistas, a menor proporção de usuários de óculos entre os internados com coronavírus sugere que a proteção dos olhos, além das máscaras que resguardam nariz e boca, pode ajudar a evitar a infecção.

Leia também: Uso de máscaras pode induzir produção de anticorpos contra Covid-19

Os pesquisadores afirmam que o estudo ainda não é conclusivo, e mais pesquisas sobre o tema devem ser feitas.

“Desde o início do surto de Covid-19 em Wuhan, em dezembro de 2019, percebemos que poucos pacientes que usavam óculos deram entrada no hospital. Assim, coletamos informação sobre o uso de óculos de todos com a doença como parte do histórico médico e usamos esses dados para examinar a relação entre o uso de óculos e a infecção da Covid-19”, escrevem os autores no artigo.

Imagem: Edmond Dantès/Pexels

O estudo contou com pacientes que ficaram internados entre janeiro e março deste ano, período em que as taxas de transmissão do Sars-CoV-2 na China ainda eram altas. Todos os participantes tiveram o diagnóstico de Covid-19 confirmado por teste do tipo PCR, capaz de detectar a infecção na fase aguda.

“Nossa hipótese é que os óculos evitam que as pessoas toquem os olhos diretamente, prevenindo assim que o vírus seja transferido das mãos para os olhos”, afirmam os cientistas no texto.

Infecção nos olhos também pode ser um dos sintomas da Covid-19

Um artigo publicado por pesquisadores da Finlândia em 2017, no periódico The Open Ophthalmology Journal, mostrou que há abundância do receptor ECA2 nos olhos, o mesmo que o novo coronavírus usa para se conectar com a proteína em forma de espinho e iniciar a infecção nas células humanas.

Médicos de diversas partes do mundo têm relatado sintomas nos olhos de pacientes, como conjuntivite, que podem estar relacionados à infecção pelo Sars-CoV-2.

Um estudo publicado em março, também na revista JAMA Ophthalmology, demonstrou a presença do vírus na conjuntiva (mucosa dos olhos) de infectados. Os cientistas estimam que até 12% dos doentes podem ter algum sintoma nos olhos.

Segundo Émerson Castro, oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês, as manifestações causadas pela Covid-19 nos olhos são pouco frequentes e geralmente mais brandas do que as geradas por outras viroses que atingem o órgão.

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Há a possibilidade do aparecimento de uma lesão na retina, imperceptível para os pacientes e sem consequências graves, mas que pode também estar ligada ao coronavírus. Ainda há indícios de que, a partir dos olhos, o vírus pode ser transportado para a mucosa nasal e dar início a uma infecção respiratória.

Cuidados que devem ser tomados por quem usa óculos

Em um comentário publicado também pela JAMA Ophthalmology sobre o artigo dos pesquisadores da China, a infectologista Lisa Maragakis, da Universidade Johns Hopkins, aponta algumas limitações do estudo, como o número pequeno de participantes e os dados sobre a presença da miopia na população geral, coletados décadas atrás e que podem estar desatualizados.

Ainda assim, a infectologista admite que o uso dos óculos pode oferecer proteção às pessoas. “Embora os óculos não forneçam a mesma proteção que os de segurança ou os escudos faciais, eles podem servir como uma barreira que reduz a inoculação do vírus, semelhante ao que as máscaras de tecido fazem”, afirma Maragakis.

“O estudo é provocativo, e levanta a possibilidade de que o uso de uma proteção ocular pela população geral possa oferecer algum grau de proteção contra a Covid-19”, completa.

Leia também: Além da Covid-19: 6 doenças que você pode pegar na praia

Para Castro, do Sírio-Libanês, a hipótese levantada pelo artigo é plausível. “Em média, tocamos os olhos cerca de 10 vezes por hora, e os óculos podem funcionar como uma defesa contra esse toque”, afirma.

O oftalmologista alerta para cuidados que devem ser tomados por quem usa os óculos para diminuir os riscos de contaminação. “Devemos evitar tocar os óculos o tempo todo, principalmente quando estivermos na rua e com as mãos não higienizadas”, diz.

“Em locais públicos, os óculos estão expostos à contaminação, e depois trazemos para dentro de casa. Assim como limpamos o corpo com um banho, é importante lavá-los na torneira, com água na temperatura ambiente e sabão”, sugere o médico.

O embaçamento das lentes causado pelas máscaras também não deve impedir o uso dos óculos na rua, segundo Castro. “Basta colocar um esparadrapo prendendo a máscara na região do nariz para evitar a saída do ar quente que embaça as lentes.”

EVERTON LOPES BATISTA || FOLHAPRESS (SÃO PAULO)