Vacina contra Covid-19: quais são as principais reações adversas?

As primeiras vacinas contra Covid-19 já chegaram ao Brasil. Mas quais podem ser as reações adversas ao tomá-la? Entenda em nosso artigo.

Letícia Taets | 6 de Março de 2021 às 17:00

Adriano Siker/iStock -

A vacinação contra a Covid-19 já começou no Brasil e é a forma mais segura para evitar contrair o vírus. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 2,4 milhões de brasileiros já foram vacinados – com apenas 0,042% desses indivíduos apresentando efeitos colaterais.

Algumas das reações adversas das vacinas CoronaVac e AstraZenca são apenas sinais normais de que o corpo está construindo sua defesa contra o vírus. Esses efeitos colaterais podem afetar a capacidade de realizar as atividades diárias, mas desaparecem em alguns dias.

Principais efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

É comum sentir, por exemplo, dor e inchaço no braço em que você tomou a vacina. Pelo resto do corpo, é comum que surjam febre, cansaço e dor de cabeça.

Se você sentir dor ou desconforto, converse com seu médico sobre tomar medicamentos como ibuprofeno, aspirina e paracetamol para qualquer dor e desconforto que possa sentir após a vacinação.

Você pode tomar esses medicamentos para aliviar os efeitos colaterais pós-vacinação, se não houver outros motivos médicos que o impeçam de tomá-los normalmente.

Não é recomendado que você tome esses medicamentos antes da vacinação com o objetivo de tentar prevenir efeitos colaterais, porque não se sabe como esses medicamentos podem afetar o desempenho da vacina.

E lembre-se: as vacinas são a forma mais segura de combater a Covid-19 e proteger a sua vida e as das pessoas que você ama.