A importância da relação entre pais e filhos

Estabelecer um relacionamento positivo entre pais e filhos é fundamental para o desenvolvimento da criança e da harmonia familiar.

Douglas Ferreira | 3 de Novembro de 2020 às 11:00

jacoblund/iStock -

A relação que a criança estabelece com os pais é seu primeiro contato com a proteção e a segurança e uma resposta às suas necessidades. É o ponto de partida do contato com outros seres humanos e o modelo a partir do qual ela aprende a se relacionar com o mundo e a assimilar valores e princípios.

Construindo uma relação positiva

Imagem: arts/iStock.com

No passado, acreditava-se que o relacionamento entre pais e filhos limitava-se à satisfação de uma série de necessidades. Entre os principais objetivos estava o fato de que pais devem prover as necessidades básicas de sobrevivência dos filhos, e estes devem lhes responder adequadamente, ajudando-os e cuidando deles no fim da vida, se necessário.

Esse tipo de relação estava impregnada de uma dose considerável de sacrifício e obrigação. Na verdade, pais e filhos devem ter um papel ativo e dinâmico no relacionamento, que também deve incluir respeito, apoio e cuidado mútuos.

Leia mais: Ensinando aos filhos a importância da doação

Dessa forma, os pais podem oferecer aos filhos elementos necessários para o seu desenvolvimento e contribuir para a formação de indivíduos saudáveis, auto-suficientes, responsáveis e produtivos, além de aprender com eles ao longo da vida.

Costumes e crenças populares afetam em grande parte os relacionamentos humanos, entre os quais o de pais e filhos. Outros fatores influenciam o desempenho de bons pais, como o modo pelo qual ele foi educado e sua personalidade.

Reflita sobre a sua relação com o seu filho

Imagem: iStock.com

É necessário pensar a respeito e analisar os fatores que afetam, e continuam afetando, o relacionamento que você mantém com seus filhos. Mudar padrões estabelecidos demanda grande esforço, mas você pode optar por decidir quais situações precisam de mudança e quais devem ser mantidas.

Os pais precisam analisar cuidadosamente os detalhes do relacionamento com os filhos e então chegar a um consenso sobre a melhor maneira de se relacionar com eles.

Quando existe uma atmosfera de confiança entre pais e filhos, surge um sentimento de equipe. Assim, torna-se mais fácil ter uma boa comunicação. Além de uma convivência mais agradável, uma vez que se abre a oportunidade para o divertimento e a aprendizagem a partir de experiências positivas e negativas.

Muitos estudos demonstraram que problemas como tabagismo, drogas, alcoolismo, abandono dos estudos e gravidez indesejada na adolescência podem ser evitados com um bom relacionamento na família.

Uma relação responsável entre você e seu filho implica respeito mútuo, aceitação, afeição, apoio, disciplina e limites, atitudes que, além de cultivarem a boa união da família, ajudam a criança a construir uma opinião positiva sobre si mesma.

Se houver afeição mútua suficiente e confiança no relacionamento, seu filho poderá enfrentar as dificuldades da vida moderna.