7 brincadeiras de festa junina para fazer com as crianças em casa

Confira como fazer uma festa junina em casa durante a pandemia com sete brincadeiras de festa junina para manter as crianças entretidas.

Iana Faini | 13 de Junho de 2021 às 13:00

klebercordeiro/iStock -

Ai, que saudade de uma festa junina! Infelizmente, também teremos que ficar sem as quadrilhas este ano para nos protegermos do coronavírus. Mas, com um pouco de criatividade e uma boa playlist de músicas típicas, é possível não deixar o mês passar em branco e se divertir com segurança. Confira abaixo como fazer um arraiá especial com os pequenos em casa e sete ideias de brincadeiras de festa junina para se divertir com a garotada.

Primeiro, envolva as crianças na decoração…

Sim, é mais fácil comprar bandeirinhas e balões de papel prontos em casas de festa. Mas preparar a decoração pode ser uma ótima atividade para as crianças. Que tal uma fogueira de papel crepom ou celofane? Os mais pequenos, que ainda não podem usar cola e tesoura, também podem participar colorindo desenhos de festa junina para enfeitar o ambiente.

…e nos quitutes!

Para muitas pessoas, as comidas típicas de festa junina são a melhor parte da festa. Mas nada de passar horas cozinhando sozinho. A ideia aqui é fazer toda a família participar, inclusive as crianças. Se elas forem muito novas para ajudar na cozinha, dê pequenas tarefas como colocar os pés de moleque e as paçocas em forminhas.

Confira abaixo sete atividades para animar a festa!

1. Fantasias

A festa junina em casa é uma ótima oportunidade para deixar as crianças brincarem de se fantasiar sem você se preocupar se o resultado vai ficar bonito na foto da escola. Que tal aproveitar e fazer um desfile de moda para premiar os melhores caipiras?

2. Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais da festa junina e é perfeita para reproduzir em casa: o anzol pode ser feito com arame de saco de pão e os peixes com copos descartáveis. Se tiver um espaço adequado, você pode usar uma banheira de bebê com água. Se não tiver, enterre parcialmente os peixes em um recipiente com terra.

3. Argola

Essa brincadeira pode ser improvisada em casa de diversas formas: o mastro pode ser um rolo de papel toalha ou alumínio ou uma garrafa comprida cheia, e as argolas podem ser feitas cortando rodelas de uma garrafa pet com um estilete ou torcendo uma folha de jornal e cobrindo com fita adesiva colorida.

4. Corrida da colher

Para não desperdiçar ovos e fazer sujeira, substitua-os por bolinhas de ping-pong. Use fita-crepe para marcar o início e o fim da “pista de corrida” e lembre-se: quem deixar cair a bolinha, volta para o começo.

5. Acerte o alvo

As bolas de ping-pong da corrida da colher também são usadas nessa brincadeira. Para fazer os alvos, é só cortar uma caixa de papelão e fazer os furos. Aproveite e diga para as crianças pintarem o papelão.

6. Bola no copo

Esse é bem fácil: pegue três copos, coloque uma bolinha debaixo de um deles e troque-os de posição rapidamente. O objetivo é adivinhar em qual deles está a bola. Uma vantagem dessa brincadeira é que as crianças também podem desafiar os adultos ou os irmãos.

7. Bingo

Esse clássico das festas juninas não pode ficar de fora, certo? Que tal aproveitar e fazer uma chamada de vídeo para parentes e amigos jogarem juntos com os pequenos?