15 cartunistas brasileiros que você precisa conhecer

Conheça os principais cartunistas brasileiros que fizeram e que estão fazendo seu nome no mundo dos cartuns e quadrinhos.

Thaís Garcez | 6 de Maio de 2021 às 14:00

Oleksandr Todorov/iStock -

Sempre presentes em jornais e revistas, os quadrinhos fazem parte da cultura brasileira desde 1843. A produção de desenhos divertidos e críticos continua até hoje no nosso dia a dia. Se você é fã de quadrinhos, precisa conhecer os principais cartunistas brasileiros e suas obras que nos ajudam a refletir sobre os acontecimentos do mundo.

Leia também: 17 mulheres que marcaram a história do Brasil

Os quadrinhos e cartuns podem ter os mais variados objetivos. Seja divertir as pessoas com situações do cotidiano, ou fazer uma crítica ácida a um governo, por exemplo. Já os personagens podem ser reais ou fictícios, mas sempre se relacionam com algo que vivemos ou sentimos. E ainda hoje essas críticas em forma de desenhos nos são muito úteis.

Historicamente, os cartunistas sempre foram um meio de expressão do sentimento popular. No Brasil, o cartum teve um papel importante durante os movimentos contra a ditadura de 1964. O Pasquim, semanário publicado de 1969 a 1991, foi o palco principal para as charges que denunciavam e combatiam o governo da época. Contou com a participação de figuras consagradas como Ziraldo e Millôr Fernandes.

Cartunistas brasileiros que fizeram história

Ao lado de Millôr Fernandes, nomes como Renato Aroeira, Laerte Coutinho, Arnaldo Angeli Filho e Chico Caruso encabeçam a produção de charges críticas e políticas no Brasil. Apesar de ser mais conhecido por seu trabalho literário, Ziraldo também já fez muitas críticas políticas por meio de cartuns.

Além de Ziraldo, Maurício de Sousa conquista até hoje o coração dos pequenos com as histórias da Turma da Mônica, publicadas no Brasil e no mundo; e é um dos nomes mais importantes do meio. Já Angeli é um cartunista que ainda publica suas criações em publicações impressas e eletrônicas. Seus desenhos abordam questões sociais que muitas vezes nem precisam de diálogos ou legenda, pois a imagem já diz tudo.

Mas o trabalho do cartunista também é o de levar diversão, e você pode comprovar nas tirinhas do Laerte. O cartunista fez história com seus personagens irônicos e engraçados, como Overman e o Piratas do Tietê. Mas não deixou as críticas políticas de lado.

Esses são apenas alguns dos nossos talentos na arte de representar a sociedade em cartuns e quadrinhos. Conheça outros cartunistas que estão deixando suas marcas nos meios digitais e em publicações impressas no Brasil e no mundo.