Dia Nacional do Livro: veja 30 clássicos para você ler em um dia

Confira esta lista especial com 30 clássicos da literatura que você consegue ler facilmente em um dia e celebre o Dia Nacional do Livro.

Arman Neto | 28 de Outubro de 2020 às 19:00

Imagem: Karim Ghantous/Unsplash -

Amanhã, 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro. E para fazer jus a essa data, preparamos esta lista especial com 30 clássicos da literatura que você consegue ler facilmente em um dia. 

Mas antes de irmos à lista, você sabe por que este dia é celebrado? Não? Pois bem! O Dia Nacional do Livro é uma data comemorativa porque no dia 29 de outubro de 1810, com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional foi fundada.  

Leia também: Livros de literatura brasileira para você conhecer

A Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional, também conhecida como Biblioteca Nacional do Brasil, é a mais antiga instituição brasileira. Tendo mais de 200 anos, ela é anterior à constituição do Brasil como nação independente. 

Vale mencionar que a Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, sendo também a maior biblioteca da América Latina. Ou seja, nada como termos uma data especial para homenagear este tesouro nacional. 

Sobre a importância da leitura

Quer melhor maneira de comemorar o Dia Nacional do Livro do que com um bom livro em mãos? Não à toa, muitos defendem a leitura como um direito humano, pois é por meio dela que temos a possibilidade de aprendizagem e também uma ótima ferramenta para entendermos o outro, e com isso, sermos mais empáticos. 

Como afirma o famoso crítico literário Antonio Candido, a “literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas”. 

Mas também não podemos esquecer que a leitura é uma ótima fonte de prazer, nos proporcionando diversas experiências, como por exemplo, poder viajar sem sair do lugar. Foi também por isso que nos preocupamos em preparar esta lista com 30 clássicos da literatura que você pode ler em um dia!