7 dicas para fazer uma boa resenha crítica

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a escrever uma resenha crítica com mais segurança e facilidade

Arman Neto | 30 de Abril de 2021 às 11:00

GaudiLab/iStock -

A resenha crítica é um gênero textual que visa fazer uma análise crítica de um determinado objeto. Ou seja: o objetivo da resenha crítica é de esmiuçar uma obra o máximo possível a fim de poder pensá-la a partir de um ponto de vista. 

Bastante comum no universo acadêmico, as resenhas críticas também estão presentes em jornais, revistas, sites, blogs etc. Há, inclusive, quem opte por publicar suas resenhas em plataformas como o Instagram

Leia também: 15 dicas de como escrever uma boa redação

A resenha crítica não é apenas um texto informativo. Ela é um instrumento para que o autor exponha a sua opinião, a sua leitura do objeto analisado. E quanto mais embasada for esse ponto de vista, melhor. 

Logo, se você é apaixonada por livros, filmes, séries ou música e gostaria de compartilhar as suas opiniões a respeito das obras que consome, a resenha crítica é uma ótima maneira para se fazer isso. 

A seguir você encontrará 7 dicas que podem te guiar na hora de escrever uma resenha sobre os assuntos de seu interesse.

1. Dê bastante atenção ao objeto analisado

Observar a obra com atenção é muito importante para se escrever boas resenhas. (Imagem: jacoblund/iStock)

Como o objetivo de uma resenha crítica é analisar e destrinchar uma determinada obra, é imprescindível que se dê bastante atenção a essa obra. 

Por exemplo: se o objeto da sua resenha for o filme Nomadland, vencedor de 2021 do Oscar de melhor filme, vale a pena saber quem dirigiu o filme, quem atuou nele, quais prêmios o longa levou, ler outras resenhas sobre o mesmo, saber se há comparações com outras obras etc.  

Quanto mais você souber sobre aquele objeto que você pretende analisar, mais completo e embasado serão suas opiniões a respeito dele.

2. Faça anotações do que achar pertinente

Usar um bloquinho ou o celular mesmo para anotar pontos importantes pode ajudar a escrever uma boa resenha. (Imagem: insta_photos/iStock)

Uma coisa que pode facilitar e enriquecer bastante a sua resenha é fazer anotações de tudo aquilo que chamar a sua atenção enquanto você analisa o seu objeto. Se ao ler um romance, a forma como o autor escrever saltar aos seus olhos por algum motivo, anote; se algum personagem te passa determinada impressão sobre ele, anote; se algo que aconteceu no livro te remeteu a alguma outra obra ou até mesmo a um acontecimento, anote. 

Ao reler essas anotações, você relembrará de coisas importantes e pode até mesmo fazer conexões que não tinha feito antes. Elas podem, inclusive, te guiar por caminhos que você não esperava e isso fazer toda a diferença no final das contas. 

3. Tire algum tempo para pensar a respeito do objeto analisado

Refletir sobre a obra é essencial para escrever boas resenhas críticas. (Imagem: m-imagephotography/iStock)

É de extrema importância que você pare para refletir sobre a obra que será o foco da sua resenha. Ou seja: nada de sair escrevendo assim que terminar de ter o contato com ela. É necessário que você passe um tempo pensando nas escolhas feitas por determinado autor ao compor sua obra e no que elas influenciam na sua construção. Ao fazer isso, você terá mais segurança e mais clareza ao passar suas ideias e percepções para a folha em branco. 

4. Não hesite em fazer citações em sua resenha

Usar citações pode ajudar a estruturar a sua resenha. (Imagem: Paul Giglia/iStock)

Se você tem ótimas referências para embasar a argumentação de sua resenha, não pense duas vezes, use-as. Citar autores renomados, trabalhos acadêmicos ou até mesmo opiniões em outras resenhas pode conferir mais credibilidade ao seu texto. Inclusive, se a sua resenha tiver fins acadêmicos, a referenciação é praticamente obrigatória. 

5. Evite floreios desnecessários ao escrever a sua resenha

Não fique enrolando na sua resenha crítica. (Imagem: Mladen Zivkovic/iStock)

Uma coisa que muita gente faz ao escrever é rebuscar demais o seu texto com o intuito de lhe conferir mais seriedade. Se preocupar com a linguagem é importantíssimo, mas é justamente por isso que um texto “floreado” nem sempre dá conta do recado. 

Além do risco de tornar a sua resenha pedante, você também corre o risco de dar voltas e voltas e acabar se perdendo. Seja objetivo. E lembre-se que muitas vezes, menos é mais. 

6. Evite escrever sua resenha em primeira pessoa

Tente ser mais impessoal na sua resenha. (Imagem: dusanpetkovic/iStock)

Ao escrever uma resenha crítica, o ideal é que você assuma uma impessoalidade em seu texto. Portanto, é recomendável não escrever na primeira pessoa do singular. 

Por mais que uma resenha crítica carregue em si a opinião de quem a escreveu, o que importa de fato é a análise feita a respeito do objeto da mesma. 

Além do mais, ao escrever na terceira pessoa do singular, você confere mais seriedade ao seu trabalho. Inclusive, essa impessoalidade não é só recomendada, como esperada em trabalhos acadêmicos. E como já foi mencionado anteriormente, as resenhas são bastante comuns no universo acadêmico. 

7. Seja parcial, mas seja honesto

Seja honesto ao escrever uma resenha crítica. (Imagem: fizkes/iStock)

É sabido que por mais que se tente alcançar alguma imparcialidade, todas as leituras que fazemos do mundo, assim como as escolhas que fazemos na vida, são influenciadas pelas nossas visões de mundo. 

Portanto, não há problema nenhum em se utilizar de determinados critérios ao analisar uma obra. A questão é fazê-lo com honestidade, sem fazer com que a sua leitura pareça ser a única possível. Como diria Paulo Freire, “quem observa o faz de um certo ponto de vista, o que não situa o observador em erro”.