Dos palcos às escolas de dança: conheça mais sobre o pole dance

Você já deve ter visto, em filmes, mulheres com salto alto dançando em uma barra de pole dance. A realidade, porém, é um pouco diferente!

Marina Estevão | 10 de Maio de 2021 às 09:42

GreshilovE/iStock -

Você já deve ter visto, em filmes americanos, mulheres com salto alto dançando em uma barra de pole dance. Geralmente, elas dançam em uma boate, com poucas roupas – que muitas vezes também são tiradas – ao redor de pessoas jogando dinheiro. Mas essa imagem procede?

O que é o pole dance?

Cinco mulheres posando em um palco de pole dance. (Foto: chaoss/iStock)

Muita gente acha que pole dance é uma dança sensual em meio a luzes baixas e tons avermelhados, feita em um palco rodeado de homens tomando seus uísques. Essa visão não está totalmente equivocada.

Ainda existem muitas dúvidas acerca da origem dessa modalidade, visto que é uma mistura de dança e acrobacias. Porém, a visão mais plausível é que já se praticavam acrobacias em mastros na Índia e na China e, nos anos 20, surgem as dançarinas eróticas Hoochie Coochie.

Essas mulheres faziam suas apresentações utilizando postes próximos ao palco, que serviam de sustentações para as tendas dos shows. Mais tarde, nos anos 50, esses espetáculos migraram para bares noturnos de Burlesque. Esses se tornaram, então, as boates de stripper.  

Muitas vertentes

Sala de aula em estúdio de pole dance. (Foto: Svitlana Hulko/iStock)

A ideia de que o pole dance é uma dança somente sensual já caiu por terra, porque existem diversas vertentes para a prática.

Inclusive, essa é uma delas, e se chama Pole Exotic (ou Classic, Glamour). Para quem curte mais a parte de ginástica, existe o Pole Sport, a vertente esportiva de alto rendimento.

Por fim, o Pole Art une dança e acrobacias em uma performance. As apresentações podem ser junto com outros estilos, como street dance, tango, dança contemporânea etc. Crianças e adolescentes são bastante atraídos por essa vertente.

O pole dance, atualmente, é uma atividade democrática, e se tornou bem popular há alguns anos. Não existem corpos ideais para a sua prática, assim como idade, gênero e condicionamento físico. Atualmente, é possível ter aulas online em casa, e não só de pole dance.

Para quem não tem barra em casa e ainda assim quer ter um gostinho do que é a dança, é recomendado ter aulas de floorwork. Essa modalidade trabalha movimentos de dança no chão, que podem ou não utilizar a barra como parte das sequências coreográficas.

E aí, se animou?! Então que tal agendar sua aula experimental?