Dia das Mães: presenteie com livros especiais para cada signo

Sua mãe é pisciana sonhadora ou virginiana pé no chão? Seja qual for o signo, temos sugestões de livro para o Dia das Mães. Confira!

Letícia Taets | 8 de Maio de 2021 às 11:46

Andrea Piacquadio/Pexels -

Como canta Caetano Veloso na canção Livros, são eles os objetos responsáveis por “lançar mundos no mundo”. Que tal presentear sua mãe com um nesse Dia das Mães? E não precisa se preocupar se ficar sem ideias: separamos aqui livros para que você possa presentear sua mãe de acordo com o signo dela, sem erros.

Seja sua mãe uma pisciana doce e sonhadora ou uma taurina apegada e que ama comer bem, temos aqui o livro certo para ela! E, se você e sua mãe amam astrologia, também podem curtir essa seleção de objetos com a temática para a casa.

Confira já e saiba como presentear sua mãe de forma bem-humorada:

1. Áries

Se sua mãe é ariana, você já sabe: paciência não é o forte! Além disso, a assertividade, a alegria e a atitude são outras características marcantes dessas mamães. Nossas sugestões de livro para presente desse signo de fogo são:

O poder da paciência, de M. J. Ryan (Ed. Sextante). O título já diz tudo.

A arte da guerra, de Sun Tzu. A “bíblia da estratégia”. Sua mãe talvez prefira a estratégia aplicada a outras áreas: A arte da guerra de Sun Tzu & a arte de criar adolescentes, de Gary Gagliardi, e Sun Tzu: A arte da guerra para gerentes, de Gerald A. Michaelson. Os três títulos são publicados pela Editora Record. Assim como também a versão em quadrinhos: A arte da guerra em quadrinhos, de Kelly Roman.

2. Touro

As mães taurinas amam uma boa cozinha! Na verdade, tudo relacionado ao bem-estar, ao conforto e à boa vida é amado pelas pessoas deste signo. Além disso, gostam muito de estabilidade e de trabalho. Para agradar as comilonas deste signo, vá de:

Confeitaria escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim, de Raiza Costa (Ed. Senac São Paulo)

Bela cozinha – Da raiz à flor: um novo olhar sobre os ingredientes do dia a dia, de Bela Gil (Ed. Globo Estilo)

O que tem na geladeira?, de Rita Lobo (Ed. Senac São Paulo)

3. Gêmeos

As mães geminianas amam se comunicar! Além disso, são muito sociáveis e versáteis. Também possuem uma certa rebeldia e podem ser consideradas falsas por amarem um bom papo com todo mundo. Para elas, recomendamos:

Comunicação não violenta, de Marshall B. Rosenberg (Ed. Ágora)

Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento, de Thich Nhat Hanh (Ed. HarperCollins). O livro deste monge pode parecer um desafio para as mães deste signo do ar que sempre têm muito a dizer, mas a ideia é bacana: ter momentos de silêncio em um mundo barulhento também é importante para poder refletir e se posicionar no mundo.

4. Câncer

O signo de câncer é considerado sensível, introspectivo e sempre tendendo a variações de humor e de sentimentos. As cancerianas também são consideradas românticas. Para elas, sugerimos:

Para todas as pessoas intensas, de Iandê Albuquerque (Ed. Planeta). Volta e meia as cancerianas podem ser acusadas de ser intensas demais. Mas, com este livro, você pode ter certeza de que encontrou sua tribo: há outras pessoas dispostas a sentirem muito.

Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente, de Igor Pires (Editora Globo). Neste livro sensível e profundo, o jovem autor Igor Pires escreve de coração para coração, de alma para alma: cheio de sentimento, os textos sobre amor e recomeços escritos por ele certamente vão te tocar.

5. Leão

Certamente o signo com mais amor próprio do zodíaco. As leoninas são vaidosas, seguras de si e muito charmosas. Com tanto brilho e segurança, leoninas não costumam gostar de dividir os holofotes: podem ser auto-centradas e ciumentas. Para essas feras, sugerimos:

Espelhos – Uma história quase universal, de Eduardo Galeano (Ed. L&PM Pocket)

Elogio da vaidade, de Machado de Assis (SESI-SP Editora)

Beleza, de Roger Scruton (Ed. É Realizações)

6. Virgem

Este signo do elemento terra é conhecido por três características principais: eficiência, organização e praticidade. Por isso, é considerado o organizador do zodíaco. Se sua mãe é virginiana, você já sabe que bagunça não tem vez! Para presentear esses ícones da organização, sugerimos:

A mágica da arrumação, de Marie Kondo (Ed. Sextante)

Santa ajuda, de Micaela Góes (Ed. Globo Estilo). Toda virginiana que se preze ama cada coisa em seu lugar! Com este livro, a organizadora profissional Micaela Góes propõe dicas de organização para cada cômodo da casa, para que a bagunça nunca mais incomode a sua mãe.

7. Libra

As librianas amam muitas coisas diferentes, querem fazer tudo e experimentar de tudo. Por essa característica, são muitas vezes consideradas indecisas. Também são muito diplomáticas e não suportam nenhuma injustiça. Para este incrível signo do ar, sugerimos:

O livro da decisão, de Mikael Krogerus e Roman Tschappeler (Ed. Best Business). Este livro ensina métodos para ajudar a tomar decisões analisando as variáveis mas sem se deixar paralisar pelo medo.

Justiça – o que é fazer a coisa certa, de Michael J. Sandel (Ed. Civilização Brasileira).

8. Escorpião

Uma boa característica para definir as escorpianas é a intensidade. Muito intensas no amor, na raiva e em todos os sentimentos, as escorpianas são aquelas que você deseja quem sejam suas amigas para toda a vida. Para as mamães deste signo da água, forte e ousado, sugerimos:

Vingança mortal, de J. D. Robb (Ed. Bertrand Brasil): só pelo título, já dá para sacar. Para todas as escorpianas que já foram consideradas vingativas, este livro cheio de mistérios e reviravoltas é uma boa revanche.

Um amor incômodo, de Elena Ferrante (Ed. Intrínseca). A autora italiana reavalia a relação entre uma mãe e uma filha, a partir da morte da mãe. Forte e honesto, não deixa pedra sobre pedra.

Rastejando até Belém, de Joan Didion (Todavia Livros). Uma das maiores ensaístas do século 20, Joan Didion era intensa. Neste livro, é possível encontrar alguns de seus principais ensaios, nos quais ela sempre se posicionava sem medo de parecer crítica ou amarga demais, qualquer que fosse o tema.

9. Sagitário

As sagitarianas são espíritos livres, aventureiros, arrojados e que amam viajar! As mães desse signo são inquietas, cheias de ideias e dizem o que pensam sem medo das consequências. Para as corajosas deste signo do ar, nossas sugestões são:

Um lugar na janela, de Martha Medeiros (Ed. L&PM Pocket). Uma das cronistas mais conhecidas do Brasil, neste livro Martha Medeiros reúne textos sobre uma das atividades que mais ama fazer: viajar. Dos lugares mais conhecidos e também dos mais inóspitos, o livro é excelente para matar a saudade de sair de casa.

A arte de viajar, de Alain de Botton (Ed. Intrínseca)

Livre, de Cheryl Strayed (Ed. Objetiva). Após a morte da mãe e de cair em uma espiral de comportamentos autodestrutivos, a autora do livro decide caminhar a pé mais de 4.260 quilômetros em uma trilha nos Estados Unidos chamada Pacific Crest Trail. Emocionante e denso, ideal para as sagitarianas raiz.

10. Capricórnio

As mães de Capricórnio amam trabalho e planejamento. Práticas, cheias de metas e muito responsáveis, as capricornianas atraem prosperidade e sabem fazer dinheiro. Por outro lado, também são bastante reservadas e podem ter dificuldade para demonstrar sentimentos. Para essas futuras ricas, sugerimos:

Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri (Ed. Sextante)

Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker (Ed. Sextante)

11. Aquário

As aquarianas são as “diferentonas” do zodíaco: fazem tudo da forma que querem, quando querem. Dotadas de uma empatia única, as mães aquarianas não têm medo de mudar e amam inovar. Para essas mulheres incríveis e revolucionárias, sugerimos:

Destrua este diário, de Keri Smith (Ed. Intrínseca). A proposta do livro é a de que você derrame café nele, tome banho, pise, destrua mesmo, como uma forma de liberar sua criatividade e se divertir no dia a dia. Bem fora da curva para esse signo “diferentão”.

Grande magia: criatividade sem medo, de Elizabeth Gilbert (Ed. Objetiva). Esta é uma excelente pedida para as aquarianas que desejam inspiração para viver uma vida sem travas e de muita criatividade: com os exercícios propostos por Elizabeth Gilbert, não tem como as coisas permanecerem as mesmas.

A vegetariana, de Han Kang (Todavia Livros). Exemplo da ótima literatura sendo produzida na Coreia do Sul, este livro superdiferente certamente vai te encantar e te fazer repensar muitas coisas.

12. Peixes

O último signo do zodíaco é famoso por ser romântico, misterioso e generoso. As artes também são centrais para as nascidas neste signo: criativas, intensas e dedicadas, elas amam pôr a mão na massa e não têm medo de botar o que sentem para fora. Para as mamães piscianas, sugerimos:

Tudo que já nadei: ressaca, quebra-mar e marolinhas, de Letícia Novaes (Letrux) (Ed. Planeta)

O caminho do artista, de Julia Cameron (Ed. Sextante)

A vontade radical, de Susan Sontag (Ed. Companhia de Bolso). Este livro é uma coleção de ensaios de uma das intelectuais mais importantes do século 20. A nova-iorquina Susan Sontag era inovadora, inteligente, criativa e não tinha medo de apostar no que acreditava: uma excelente pedida para as românticas e criativas piscianas.