Relembre a história e os personagens de Império, a novela ganhadora do Emmy

Você se lembra da novela Império, sucesso da Globo? Sucessora de Amor de Mãe, a obra de Aguinaldo Silva marcou muitos telespectadores.

Letícia Taets | 13 de Abril de 2021 às 19:00

Reprodução/Globo -

Com as gravações das novelas interrompidas por conta da pandemia e após o fim da novela Amor de Mãe, de Manuela Dias, Império foi a escolhida para ser reprisada no horário nobre da Globo. Assim, a novela que estreou originalmente no ano de 2014 e foi um sucesso absoluto de audiência, chegando a vencer um Emmy, está de volta. Que tal relembrar as principais personagens e o fio condutor da trama de Aguinaldo Silva?

Império: uma novela sobre amores não vividos e a disputa pelo poder

A história da primeira fase

Império foi uma novela dividida em duas fases: na primeira, somos apresentados ao protagonista José Alfredo, o futuro Comendador, ainda jovem, interpretado por Chay Suede. José Alfredo (Chay Suede), um rapaz pobre, se apaixona por Eliane (Vanessa Giácomo), irmã da rancorosa e hostil Cora (Marjorie Estiano).

Leia também: 12 novelas para assistir na Netflix ou Amazon Prime

Com inveja do amor do casal, Cora (Marjorie Estiano) faz armações até conseguir separá-los de vez. De coração partido e com muita ambição, José Alfredo (Chay Suede) parte para o Morro Roraima, onde conhece Maria Joaquina (Regina Duarte), importante traficante de pedras preciosas com quem ele passa a fazer negócio.

Após o estabelecimento dessa parceria com Maria Joaquina (Regina Duarte), José Alfredo (Chay Suede) torna-se, em pouco tempo, um homem rico e muito poderoso. Enquanto isso, Eliane (Vanessa Giácomo) continua a viver na pobreza, após dar à luz Cristina, sua filha com ele, sem que José Alfredo (Chay Suede) soubesse da gravidez.

Chay Suede ainda na primeira fase de Império. Imagem: Reprodução/Globo

José Alfredo (Chay Suede) continua enriquecendo e se casa com a também multimilionária Maria Marta (interpretada por Adriana Birolli na primeira fase da novela). Dessa união, nascem três filhos. Enquanto isso, Eliane (Vanessa Giácomo), Cora (Marjorie Estiano) e Cristina continuam a viver na pobreza, com Eliane agora bastante doente.

A segunda fase de José Alfredo, agora interpretado por Alexandre Nero. Imagem: Reprodução/Globo

A história da segunda fase

Após estes acontecimentos, Império salta para a sua segunda fase, na qual José Alfredo é interpretado por Alexandre Nero. Ainda casado com Maria Marta (Lilia Cabral) e apaixonado pela amante Maria “Sweet Child” Isis (Marina Ruy Barbosa), agora tem três filhos são adultos: Maria Clara (Andreia Horta), José Pedro (Caio Blat) e João Lucas (Daniel Rocha).

José Alfredo, Maria Marta e os filhos. Reprodução/Globo

Os três disputam o controle da empresa de exploração de diamantes do pai, em uma competitividade sempre incentivada por ele. As coisas mudam de figura quando surge Cristina (Leandra Leal), órfã de mãe há anos, disposta a lutar por sua parte nos negócios do pai e também em sua vida.

Vilões que deram o que falar

As vilanias e reviravoltas da segunda fase da novela ficam por conta de Cora (Drica Moraes) e do vilão de última hora Fabrício Melgaço. Drica Moraes precisou sair durante a novela por questões de saúde, sendo substituída por Marjorie Estiano, que a interpretou na primeira fase. Para justificar a mudança, o argumento da novela foi de que a personagem bebeu xixi de jacaré e rejuvenesceu.

Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) e o Comendador (Alexandre Nero). Reprodução/Globo

O núcleo cômico da novela era composto pela drag queen Xana Summer (Aílton Graça), sua fiel escudeira Naná (Viviane Araújo) e pelo jornalista de celebridades Téo Pereira (Paulo Betti).

Há, ainda, um quê de autorreferência ao trabalho anterior de Aguinaldo Silva: a trama de Império remete a de Suave Veneno, novela de 1999, em que o protagonista era Waldomiro Cerqueira (José Wilker). O grande marco de Suave Veneno foi Maria Regina, a vilã interpretada por Letícia Spiller.

E aí, deu para matar a saudade? Império vai ao ar de segunda à sexta, às 21h25. Confira!