Como economizar ao lavar roupa: 6 dicas incríveis!

Confira como economizar ao lavar roupa sem desperdiçar água e energia!

Redação | 3 de Agosto de 2018 às 17:00

brizmaker/iStock -

Economizar é cada vez mais importante e adotar práticas para fazer uma lavagem consciente em casa pode fazer uma grande diferença no fim do mês. Veja como economizar ao lavar roupa sem desperdiçar água e energia:

1 Acumule a roupa até a capacidade máxima da lavadora

Mas, se realmente precisar lavar pouca roupa, não se esqueça de ajustar o nível da água. Prefira o ciclo mais curto, que geralmente é suficiente, exceto para roupas muito sujas.

2 Mantenha o filtro da máquina limpo regularmente melhora a eficiência

Se a máquina estiver limpa não é necessário usar mais sabão do que o indicado. O excesso não deixará as roupas mais limpas, o enxágue será mais difícil e haverá desperdício de energia.

3 Se sua máquina de lavar tiver um modo de economia de água, use-o

Se não tiver, colete a água do enxágue final na máquina de abertura superior, direcionando o tubo de saída para um balde. Jogue a água de volta na máquina antes de iniciar a lavagem seguinte ou a utilize na lavagem do carro, da garagem, do quintal ou para irrigar as plantas.

4 Procure os modelos mais eficientes

As lavadoras têm classificação de eficiência energética. Escolha uma lavadora com capacidade adequada às suas necessidades. Se sua família é grande, opte por uma máquina maior. Lavagens múltiplas numa máquina de menor capacidade consumirão mais energia e água. Prefira usar água fria, pois 80% da energia necessária para uma lavagem com água quente é usada somente no aquecimento da água. Verifique a quantidade de água que a máquina usa em cada ciclo de lavagem – quanto menos litros gastos, melhor. Procure modelos que permitam o ajuste do nível de água ao tamanho da carga. Como opção, busque modelos que indiquem ou permitam a configuração da carga (peso).

5 Se atente para o que a lavadora ideal deve ter:

6 Escolha máquinas com abertura frontal

Por fim, a última dica de como economizar ao lavar roupa é a escolha do tipo de máquina. As lavadoras com abertura superior lavam mais rápido. No entanto, as de abertura frontal são mais econômicas no longo prazo porque usam menos água – um modelo eficiente pode consumir 100 litros a menos por lavagem do que uma máquina ineficiente de abertura superior, consomem 40% menos energia e metade do sabão e, lavam mais delicadamente fazendo a roupa durar mais.