Tem dúvidas de como economizar energia? Confira essas 8 dicas!

As lâmpadas econômicas revolucionaram a iluminação, mas existem outros meios simples de como economizar energia. Confira 8 dicas!

Thaís Garcez | 1 de Maio de 2020 às 21:00

x-reflexnaja/iStock -

Seja iluminado! As lâmpadas econômicas revolucionaram a iluminação, mas existem outros meios simples de como economizar energia. Por isso, aprenda a ter contas mais econômicas!

Confira 8 dicas de como economizar energia:

1. Reduza o consumo

Um quarto iluminado demais não apenas desperdiça energia elétrica, mas também pode acabar ficando parecido com lugares claros demais por motivos óbvios, como fábricas e escritórios. Escolha lâmpadas com uma quantidade de watts que combine tanto com o propósito da sala quanto com a atmosfera que você quer criar.

2. Evite múltiplas instalações

Não se iluda com a ideia de que você pode trocar uma única lâmpada incandescente por várias lâmpadas de poucos watts e sair ganhando. Com quase toda certeza isso não vai acontecer. Quanto mais lâmpadas você tiver, mais energia elétrica você vai usar.

3. Use vários interruptores

Ao planejar a iluminação de um espaço grande e aberto, instale vários interruptores para cobrir áreas diferentes. Assim você pode restringir o uso da iluminação ao espaço que está usando no momento.

4. Instale dimmers

O uso de dimmers reduz a quantidade de energia que uma lâmpada usa e aumenta a vida de lâmpadas de baixa tensão como luminárias halógenas. Ao comprar lâmpadas, verifique se vão funcionar com um dimmer.

5. Use abajures

Um abajur fornece luz abundante a um custo menor que uma luminária de teto. Pode também melhorar a ambiência de um quarto e fornecer luz focada para tarefas como costurar. Descubra qual é o melhor tipo de iluminação para o seu escritório!

6. Mantenha as lâmpadas limpas

Uma lâmpada empoeirada ou um abajur sujo pode chegar a obstruir metade da luz. Tire o pó da lâmpada e limpe ou lave o abajur regularmente.

7. Use a luz natural

Instale claraboias em quartos escuros ou em locais de trabalho como cozinhas e garagens. Além disso, se você está comprando ou construindo uma casa ou apartamento novo, ou então reformando, posicione os quartos e espaços onde pretende passar a maior parte do tempo durante o dia voltados para o norte ou nordeste, faces que recebem maior iluminação solar.

8. Instale detectores de movimento

Ao instalar iluminação de segurança em áreas externas, certifique-se que as lâmpadas tenham sensores de movimento embutidos. Ou, então, timers para que só operem quando necessário.

Gostou dessas dicas? Então confira mais outras de como poupar luz!