Como lavar roupa com vinagre: 6 dicas que você precisa testar

O vinagre pode ser uma grande aliado na hora de limpar roupas. Veja algumas dicas e aprenda como lavar roupa com vinagre.

Redação | 10 de Agosto de 2022 às 09:00

thomasandreas/iStock -

Sabão, alvejante, amaciante… são tantos os produtos gastos que a simples lavagem de roupa pode acabar pesando no orçamento. Felizmente, existe um grande aliado presente em nossa cozinha que pode ajudar na limpeza e na economia doméstica: o vinagre. Isso mesmo, você não leu errado, poucas pessoas sabem mas o vinagre pode ajudar a deixar as roupas mais limpas e macias

Aprenda a seguir como lavar roupas com vinagre e substitua produtos de limpeza mais caros que acabam pesando no orçamento.

6 dicas de como lavar roupa usando vinagre

1. Acrescente uma xícara (chá) de vinagre durante a lavagem

É possível obter vários benefícios acrescentando uma xícara de vinagre branco à roupa no ciclo de enxágue da máquina de lavar. Veja alguns deles:

2. Limpe a máquina de lavar roupa

Uma maneira fácil de limpar os resíduos de sabão e desinfetar periodicamente sua máquina de lavar roupa consiste em despejar dentro dela 2 xícaras de vinagre e deixar a máquina executar um ciclo completo sem roupas ou sabão.

Se a máquina estiver realmente suja, encha o tambor com água bem quente, adicione 7,5 litros de vinagre e deixe-a lavar por 8 a 10 minutos. Desligue a máquina e deixe a solução agir por uma noite. Na manhã seguinte, esvazie o tambor da máquina e ponha para funcionar um ciclo completo.

Aproveite e veja o nosso guia completo e aprenda como limpar máquina de lavar por dentro e por fora!

3. Não deixe as roupas vermelhas desbotarem

A não ser que você tenha paixão por roupas tingidas de rosa, tome uma precaução simples para não deixar que as roupas vermelhas – ou tingidas de outros tons fortes – manchem as outras. Coloque a roupa nova de molho com algumas xícaras de vinagre por 10 a 15 minutos antes da primeira lavagem. Preocupações com roupa desbotada, nunca mais!

4. Elimine o amarelado das roupas

Para restaurar a cor original de roupas amareladas, deixe as peças de molho por uma noite numa solução de 12 partes de água morna para 1 parte de vinagre. Lave-as pela manhã.

Leia também: Como lavar roupa: guia completo para não passar sufoco

5. Amacie colchas e cobertores

Adicione 2 xícaras de vinagre branco à água do enxágue da máquina de lavar (ou de um tanque cheio de água) para remover resíduos de sabão, tanto das colchas de algodão quanto dos cobertores de lã, antes de secar. Isso também vai deixá-los limpos e macios como novos.

6. Borrife a roupa para eliminar os amassados

Num mundo perfeito, a roupa lavada já deveria sair da máquina de secar passadinha. Até que isso aconteça, os amassados da roupa seca podem ser tirados borrifando uma solução de 1 parte de vinagre e 3 partes de água.

Após ter borrifado a peça inteira, sem esquecer parte alguma, pendure a roupa e deixe secar. Para algumas roupas, talvez essa solução seja ainda melhor do que passá-las a ferro; certamente é muito menos agressiva para os tecidos.

Quer descobrir outras formas criativas para aproveitar produtos do dia a dia? Confira as 13 maneiras de usar o seu shampoo na limpeza e os usos incríveis para esmalte de unha!